Olá, amados, tudo bom? Como vocês estão? Lembram da nossa viagem para Barcelona? Que amei, mas foi pouco tempo? Então… acabamos indo por um tempo maior para comemorar meu aniversário! Pensei em como escrever sobre essa semana que passamos lá para não me tornar repetitiva, porque já contei o que tem para fazer lá no artigo sobre os roteiros imperdíveis em Barcelona.

Então, a partir desse artigo contarei para vocês sobre os passeios que fizemos para os muitos lugares maravilhosos que temos que obrigatoriamente conhecer…
Hoje falaremos um pouco sobre a Sagrada Família, do artista Gaudí,e logo teremos artigos sobre o Parque Guell, Teleférico, Montjuic, Mont Tibidabo… e outros lugares lindos que fomos!

Como chegamos de Madri para Barcelona?
Fomos de trem, como da outra vez, e foi ótimo, super recomendo não pegar avião entre as duas cidades. Caso você não saiba muito sobre trens, temos um artigo aqui sobre isso!

Onde nos hospedamos em Barcelona?
Da outra vez ficamos um pouco mais longe do centro histórico, então nessa viagem ficamos na Calle Mallorca, transversal da Calle Passeig de Gràcia, super bem localizada em relação aos meios de transporte, restaurantes e pontos turísticos.
Apesar de estar no meio da bagunça da cidade, posso dizer que era uma região muito calma, não nos incomodamos com barulho nem de fora e nem de dentro do hotel. Recomendamos!
Ficamos em um hotel chamado Alexandra e foi ótimo. Tem piscina, restaurante e um bom café da manhã.
Se você não quiser comer no hotel, ao redor tem muitos restaurantes e cafeterias, só caminhar alguns metros e você estará super bem servido!
Aproveite e veja nosso artigo sobre os melhores restaurantes em Barcelona!

A Catedral Sagrada Família
Resolvemos conhecer a famosa Sagrada Família, um dos pontos turísticos mais visitados do mundo e o mais visitado da Espanha.

Ela ainda não foi finalizada, e a previsão é que fique pronta em 2026, no centenário da morte de Gaudí – o arquiteto idealizador.
A fachada da natividade e a cripta foram declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Clique aqui para o site em que compramos as entradas

Acessibilidade
Como ela está em reforma, prefiro não escrever muita coisa, mas vi que é possível entrar com cadeira de rodas. Tem uma entrada plana, mas não fui ao banheiro, por exemplo, para poder dizer para você se é ou será acessível para cadeirantes.
Quanto tempo reservar para a visita à Sagrada Família?
Muitooo difícil conseguir responder isso amados, porque vai depender muito do quanto você curte ficar admirando cada detalhe!
Com certeza absoluta não ficamos mais que 3 horas lá dentro, mas eu e meu marido não somos exemplo de paciência, ok?
Como sempre falamos, somos eficientes e práticos!
Eu acredito que reservar de 2-3 horas do dia está ok, mas vá num horário sem fome e sem compromisso agendado para depois.

Por exemplo, jamais compraria as entradas para a Igreja e o Parque no mesmo turno, aliás eu não faria os dois passeios no mesmo dia! Acho cansativo porque a quantidade de turistas em Barcelona sempre é um absurdo, e mesmo que nós sejamos turistas, ficar no meio de tanta gente torna-se exaustivo!

Quem é o idealizador/arquiteto da Sagrada Família?
Foi iniciada pelo arquiteto Francisco de Paula del Villar, mas quem realmente “assumiu e mudou tudo” foi o gênio maluco Gaudí, que além dela fez muitas obras famosas como a Casa Batlló e o Parque Guell. Nem mesmo seus colegas artistas da época o respeitavam, mas um empresário rico chamado Eusebi Guell foi seu cliente e patrocinou muitas obras, como o parque Guell, que mostrarei a vocês num próximo artigo.
Ele desenhou e acompanhou a construção da Sagrada Família por anos, chegando até mesmo a morar dentro dela para poder controlar melhor a construção.
Falei acima que ele era um pouco maluco por sua genialidade artística, mas infelizmente chegou um momento de sua vida que ele passou a viver nas ruas de Barcelona como indigente, falando coisas desconexas, e acabou sendo atropelado por um “bonde”…Sabe aqueles trenzinhos de superfície? Ele não recebeu ajuda rápida, e com isso faleceu aos 73 anos, deixando a sua obra mais famosa inacabada.
Minha primeira impressão da Catedral Sagrada Família
Quando olhei de fora na primeira viagem não achei ela tão “maluca”. Achei maravilhosa, fiquei admirada, mas em nenhum momento pensei que o arquiteto era doido por ter feito o projeto dela.
Quando entrei tive a certeza que o autor era um gênio, ou louco, para sentar e desenhar a mesma!
São tantos detalhes, tantas coisas pensadas que somente um dos casos acima teria condições de inventar algo tão grandioso!

Eu parava em frente a algum detalhe e ficava pensando o que passou na cabeça do Gaudí para desenhar tal coisa, o que ele estava pensando ao inventar tantas loucuras, usar materiais e técnicas tão diversas!
Enfim, recomendo a todos um dia visitar Barcelona e sem falta conhecer todas as obras do gênio Gaudi!

Amados, vocês já visitaram Barcelona?
Espero que vocês tenham curtido nossa viagem.
Beijos da So!
Bora viajar comigo!