Oieee amados, tudo bom? Como tem passado? Já escrevi vários artigos sobre viajar com crianças, e agora que minhas filhas cresceram e se tornaram adolescentes, vamos escrever como viajar com elas de forma prazerosa e com resultado feliz para todos da família.
Qual o roteiro ideal com adolescentes?
Como vocês podem ler nos artigos acima, nós íamos sempre para cidades com praia (na Noruega até tem praia, mas é frio demais para curtirmos o verão daqui). Então, sempre levamos as meninas para um país do sul da Europa, com verão de verdade! Também fazíamos viagens para casa dos avós.
Agora, com idades de 16 e 11, são adolescentes e já podemos levá-las para um outro tipo de viagem, mais culturais.
Sugiro escolher cidades baratas quando comparadas a onde vocês moram. “Haaaaa mas viajar para a Europa nada fica barato por causa do valor do euro!” Simmm, vocês estão certos nessa colocação, mas mesmo pagando em euro, tem diferenças consideráveis.
Por exemplo, Budapeste é uma cidade muito barata quando comparamos os preços de hospedagem e alimentação com Paris, Roma ou Oslo…
Outra dica é escolher cidades maiores, pois se forem menores as atrações turísticas acabarão logo e será necessário buscar outras cidades para conhecer e entreter os adolescentes.
Por exemplo, fomos para Kongsberg com as meninas e,por ser uma cidade pequena, só passamos algumas horas lá. Jamais poderíamos ficar 3 ou 4 dias pois elas ficariam incomodadas.
Já em Roma tinha muita coisa para ver! A foto acima é eu jogando a moeda na Fontana Di Trevi. Diz a lenda que se você jogar a moeda de costas para a água você voltará para a cidade! Joguei da primeira vez e já voltei, para não correr o risco continuarei jogando! hehehe
Hospedagem com adolescentes
Essa parte já frisei em muitos artigos aqui do site: com família, não fiquem em hotel. Ficar trancado num quarto de hotel, mesmo que seja somente para dormir, não é agradável após o segundo dia.
Aluguem um apartamento com cozinha completa, assim para algumas das refeições haverá possibilidade de economizar. E é gostoso tomar café da manhã sem pressa, por exemplo, sem ter que correr para ir para a escola e trabalho! Que as férias também sirvam para um maior diálogo entre a família, né?!
Foram em passeios assim que tive as conversas mais intensas e interessantes com a filha mais velha, por exemplo! Íamos caminhando e trocando confidências!
Nossa experiência com adolescentes em Roma
Na nossa última viagem com as meninas fomos para Roma, alugamos um apartamento com 2 quartos e 2 banheiros, o que facilitou muito para a viagem ser um sucesso! Todos eram livres para acordar no horário que queriam, e isso deixou todos com bom humor! Se vocês estiverem num hotel, quando o primeiro acordar todos serão incomodados com a luz e barulho.
Confesso que até fiquei surpresa, pois a harmonia reinou nas férias todas! hehehe
O que levar na mala?
As minhas gurias arrumaram sozinhas suas malas depois de eu fazer uma lista de coisas necessárias. Mas, quando fui revisar, vi que a menor colocou muitaaaaaa roupa de frio sendo que um ou dois casacos leves já eram suficientes.
Tirei muita coisa, mas como ela é muito teimosa levou várias peças sem necessidade! Ela é a típica norueguesa que já aprendeu que para sair de casa na Noruega você precisa estar preparada para todas as estações num mesmo dia.
Elas insistiram em levar vestidos bonitos para passear, mas acabaram usando praticamente todos os dias camisetas e shorts. Levem shorts mais compridos para caso queiram entrar em igrejas onde as pessoas não devem estar muito “peladas”. Isso não é uma regra minha, e sim da maioria das igrejas que temos conhecido. Já vimos muitaaaa gente ser barrada por não estarem vestidas dentro das regras dos locais!
Calçado deve ser um tênis que elas já estão usando! Por favor, jamais um calçado novo, que ainda precisa “se adaptar “ aos pés, ok? Precisa ser super confortável pois se for uma viagem cultural serão vários quilômetros caminhados todos os dias.
Escolhendo restaurantes com adolescentes
Não inventem moda quando viajarem com crianças e adolescentes. Comam algo simples e que eles estão acostumados a comer!
Haaaaa, e não me venham com o papo que “meu filho só come bife e batatas fritas”, pois além de você gastar uma fortuna, em alguns locais é difícil de encontrar, como em Oslo por exemplo. No horário do almoço não é difícil, acho que é impossível mesmo!
Ou seja, ensinem seus filhos a comerem de tudo! Pizza e pasta têm em todos os lugares! Hambúrguer também, é claro!
Quanto tempo ficar?
Eu acho que as crianças e adolescentes tem um limite de tempo para ficarem fora de suas casas.
Não ficamos tanto tempo e mesmo assim vi que após o quinto dia elas já estavam prontas para voltar para casa. Então, eu diria uma semana no máximo, ou dez dias forçando um pouco!
Amados, vocês costumam viajar com os filhos ou preferem viagens só de casais? Contem aqui suas histórias. Enviem dicas de viagens para um próximo artigo! Bjosssss! Fiquem bem!
[…] Engordamos? Não, pois caminhamos muito. Vejam as distâncias que fizemos todos os dias no artigo Itália – Roma ll! […]