Olá amados, tudo bom? Como tem passado? Hoje escreverei sobre a linda cidade de Kongsberg, onde infelizmente aconteceu a tragédia sobre a qual escrevi no artigo abaixo:
Esse artigo é uma homenagem às vítimas e suas famílias enlutadas. Que tenham força para superar essa perda trágica de seus entes queridos. Nós do BT prestamos toda nossa solidariedade. Nossos pensamentos e orações estão com vocês em Kongsberg.
No artigo anterior não falei nada sobre Kongsberg, pois o foco era explicar a situação e o que já tinham descoberto sobre o assassino. Mas hoje, vou dedicar um tempinho para falar sobre esse lugar encantador.
Conhecendo Kongsberg
No ano de 2020, em pleno inverno de janeiro, fomos conhecer a cidade e nos apaixonamos. Ela é bem lindinha. Pequena, mas super charmosa.
Como já contei para vocês, sempre fui apaixonada pela banda norueguesa “A-Ha”, e o vocalista, Morten Harke,t nasceu em Kongsberg. Então, mesmo que outras pessoas importantes ou conhecidas tenham nascido lá, para mim o mais importante sempre será ele pois fez parte da minha adolescência!
Onde fica Kongsberg?
Kongsberg, chamada também de cidade tecnológica, está localizada a cerca de 80 km da capital da Noruega, Oslo. A cidade é dividida pelo rio Numedalslågen, que possui três cachoeiras dentro da própria cidade. Essa beleza natural a deixa muito linda e única!
Como chegar?
A melhor opção é carro ou trem saindo de Oslo, pois é muito rápido para chegar lá.
Carro: 1h08
Trem: 1 h 19, lembrando que não são trens rápidos como temos em outros países.
História de Kongsberg
Kongsberg é uma cidade pequena, com apenas 28 mil habitantes.
Foi fundada em 1624 pelo rei dinamarquês-norueguês Christian IV, logo após a descoberta de minas de prata na região. Na ocasião, chamaram na experts alemães no assunto, e então, por isso, após 4 anos de sua fundação, a maioria dos moradores da cidade eram alemães. Antes da revolução industrial a cidade era o polo da indústria norueguesa, sendo a segunda maior cidade do país.
Até hoje Kongsberg é conhecida como cidade tecnológica, por possuir indústrias gigantes de armas e produtos eletrônicos.
A Casa Real da Moeda norueguesa fica em Kongsberg desde 1686. Foi transferida de Oslo para lá por causa da matéria prima existente nas minas. Atualmente também cunham moedas para outros países, como Israel por ex.
O que fazer em Kongsberg?
Shows
Desde 1964, em julho acontece o Festival Internacional de Jazz de Kongsberg. Como a cidade é muito rica, pelas indústrias existentes, existe um patrocínio alto e muitos artistas famosos já se apresentaram no festival como BB King, Diana Krall e Ornette Coleman.
Esquiar: Kongsberg tem várias estações de esqui
A facilidade de chegar da capital Oslo faz com que seja interessante passar um dia esquiando numa das várias pistas existentes na cidade.
Golfe
Kongsberg tem um campo de golfe de 18 buracos. Não entendo nada do jogo e tive que procurar ajuda dos universitários para saber se isso é um número bom! heheheh
Pelo o que aprendi, um campo de golfe pode ter nove buracos, e então os jogadores precisam dar duas voltas para fechar o jogo.
Museus
Vale a pena pagar por uma visita guiada no Norwegian Mining Museun e entrar 2.3 km dentro da montanha para ter o prazer de visitar o interior de uma mina.
Fascinante! É caríssimo, mas vale a pena: custa 450 coroas, cerca de 295 reais.
Nostetangen Musem
Igreja de Kongsberg
Como foi nossa tarde na cidade?
Saímos de Oslo perto do horário do almoço e fomos dirigindo até lá. Ao chegarmos na cidade, estacionamos o carro numa das ruas menos movimentadas e fomos em busca de um restaurante, pois estávamos com as meninas e ambas azuis de fome!
Porém, por não termos tempo para procurar e não termos nos planejado para passear na cidade, entramos no shopping de Kongsberg e comemos hambúrguer.
Depois, saímos para caminhar e conhecer a cidade.
Mas, a parte que mais nos impressionou foi a parte com casas lindassss e coloridas de madeira. Confesso que amoooo as de cor preta e a vista do rio com as cachoeiras dentro da cidade, que é muito impressionante!
Dica da So para conhecer Kongsberg
Melhor conhecer a cidade no verão. No inverno, temos somente luminosidade das 9h da manhã até as 15h, então com a parada para almoçar não dá tempo de ver muita coisa.
Um ótimo planejamento para quem gosta de jazz é comprar as entradas e aproveitar os shows, além de passear na cidade conhecendo seus museus, igreja e outros encantos que Kongsberg proporciona.
Amados, Gostaram da cidade? Se você quiser conhecer ou saber mais, não deixe de entrar em contato pelas nossas redes sociais ou por e-mail.
Bjosss e até o próximo artigo.
[…] exemplo, fomos para Kongsberg com as meninas e,por ser uma cidade pequena, só passamos algumas horas lá. Jamais poderíamos […]