Olá amados, tudo bom? Como estão? Hoje contaremos neste artigo um pouco da inauguração do Museu Munch, como está por dentro, o novo museu para colocar as obras do famoso pintor noruegues, Edvard Munch.
Lembrando que o mundo conhece ele pelo quadro “O Grito”, mas ele tem mais de 26 mil obras!
Lembram desse emoji? Foi baseado na pintura famosa da foto acima.
Nas nossas redes sociais vocês já viram as fotos do museu em construção, ou quase pronto. No dia 22/10/21 teve a inauguração oficial, com a presença do rei, rainha e dos príncipes do país, além de outras autoridades.
Para vocês terem uma noção de quanto ele é especial, até o Palácio Cibele, em Madri, tem uma exposição sobre ele!
https://www.brazilianstravel.com/palacio-de-cibeles-em-madri/
Localização do Museu Munch
Ele está localizado no bairro Bjorvika, em Oslo, um dos bairros que já mostramos aqui no blog nos seguintes artigos. É super central e fica praticamente ao lado da estação central de trens da cidade.
Como foi a inauguração do Museu Munch?
A abertura oficial começou às 17 horas, pontualmente. Lembrem-se que os norugeues são muito pontuais!
O rei e a comitiva chegaram alguns minutos antes, e ao redor do bairro foram colocadas telas gigantes para todos acompanharem os discursos. Na foto abaixo, é o rei Harald, com seus 84 anos, discursando.
O bairro todo estava preparado com muitos policiais para fazer a segurança das autoridades.
A imprensa do mundo todo enviou correspondentes, porque este museu é considerado um dos maiores do mundo. Munch é um artista super reconhecido mundialmente, e até então suas obras estavam escondidas num museu super pequeno e sem graça. Somente agora ele tem um espaço que faz juz ao seu nome!
Quem conseguiu ficar na área isolada para assistir aos discursos e shows que aconteceram após foram somente as pessoas que tinham conseguido os ingressos que foram disponibilizados, gratuitamente, no site do museu. Na foto acima, estão as pessoas que estão se aproximando do local onde está o palanque para as autoridades, que está exatamente onde tem uma tela vermelha.
Quando soube disso e entrei no site, somente consegui ingressos para o dia seguinte, que é quando fui e tirei todas as fotos que estarão nesse artigo e na parte ll, para não ficar um tão extenso.
Sobre o exterior do edifício…. eu diria que é “diferente”, para ser educada e não chamar de feio…
O projeto foi idealizado pelo arquiteto espanhol Juan Herreros, e levou cerca de 10 anos para ficar pronto, Ele foi mega criticado por ser uma construção cinza, com 13 andares, que agora domina o céu de uma parte da cidade de forma “agressiva”, eu diria.
Quando olho para ele não consigo achar nada de encantador na construção, apesar de tentar ser positiva e pensar que esse museu é um dos únicos museus gigantes pelo mundo que não é uma construção horizontal. Lá dentro tem uma quantidade enorme de arte pura e grandiosa do Munch, então dou um passo atrás e agradeço pelas autoridades terem homenageado esse grande artista mesmo que tardiamente.
O interior do museu Munch
Nos seus 13 andares, teremos um local diferente de um museu normal, pois eles pensaram, e acredito terem sido bem sucedidos, que além das 26700 obras de arte do Munch, em oferecer também cafés, restaurantes e bares, fazendo do local um ótimo point para a cidade.
Aqueles que têm aversão a planejar uma visita a um museu, quem sabe chegam devagarinho ao local e vão se apaixonar pela quantidade enorme de possibilidades além da maravilhosa obra artística lá existente.
Somente a vista do fjord e cidade já valeriam a visita.
O que temos no térreo do Museu Munch?
A bilheteria, loja de lembranças do museu e das obras do Munch, cafés, restaurantes,banheiros..
Do segundo andar até o 11 andar teremos exibições das obras, tanto as pinturas, como esculturas e materiais usados pelo Munch para fazer suas artes. Sendo que nos dois últimos andares agora tem uma mostra, até o próximo ano, de uma artista inglesa chamada Tracey Emin, considerada uma das artistas com maior fascinação pelas obras de Munch. Além disso, tem ainda uma mostra do colecionador Stenersen, que doou ainda em 1936 para o poder público de Oslo as obras que ele havia comprado do Munch.
12 andar – Restaurante
13 andar – Sky bar ( com certeza a melhor vista do alto da cidade de Oslo)
Como chegar ao Munch da estação central de trens?
Ele fica praticamente ao lado da estação. São cerca de 10 minutos caminhando. Nem pense em pegar táxi, porque fica muitoooo perto (e o taxi muito caro!)
Onde se hospedar para ficar perto do Museu?
Tem vários hotéis próximos a ele, o mais pertinho é o Clarion Hotel Oslo e o Thon Hotel Opera. Mas, vale lembrar que esses hotéis têm vários com o mesmo nome na cidade, então na hora de procurar prestar atenção na localização, tem que estar próximo do Museu do Munch ou da ópera, que é outro ponto turístico do bairro.
Amados, vocês curtiram esse artigo? Na próxima semana teremos a parte ll, quando contaremos sobre a vida do artista Munch e como suas obras estão distribuídas nos 13 andares do museu.
Vamos visitar o museu comigo?
Caso queiram visitar o museu, posso organizar um passeio para vocês.
Entrem em contato pelas nossas redes sociais ou e-mail que teremos o maior prazer de ajudá-los.
Bjoss e até a próxima semana!
[…] amados, tudo bom? Como estão? Conforme vocês já leram no artigo anterior o novo museu do Munch foi inaugurado em outubro de 2021 e hoje contaremos a vocês como estão dispostas as obras dele e de outra artista que nesse ano e […]
[…] a direita e o novo museu do Munch que está nesse nosso artigo. Depois, outra atração muito legal que foi o navio para […]