Oi amados, tudo bem? Hoje vim falar novamente sobre viagens… Quando decidimos viajar sempre é uma decisão maravilhosa, certo? Mas não agora nessa época de pandemia, pois são muitas coisas envolvidas: a segurança das pessoas que amamos, a nossa segurança, os voos serão cancelados ou não…
Tenho recebido muitos relatos de brasileiros pelo mundo que estão na maior indecisão do que fazer. Estão morrendo de vontade de visitar seus parentes mas, ao mesmo tempo, estão receosos do que vai acontecer caso se programem para viajar.
E agora vocês devem estar se perguntando se estou na mesma situação… Simmm, claro que sim! Não vejo minha família desde janeiro, nunca em toda minha vida fiquei tanto tempo sem vê-los.
Como citei acima, seguintes fatores devem se mega avaliados antes da tomada de decisão de viajar ou não nesse natal….Vamos pela linha de tempo.
Voo será cancelado
As empresa aéreas estão cancelando muitos vôos, meu marido e filhas tinham voos para o Brasil dia 16 de dezembro e já faz um mês que o mesmo foi cancelado pela TAP.
O que as empresas estão alegando ?Qual a justificativa para o cancelamento? Nenhuma.
Nenhuma palavra realmente com uma explicação decente, uma explicação plausível para tal atitude.
Detalhe, eles têm até 6 meses para devolver o dinheiro, ou seja, se você economizou para essa viagem e não tem de onde tirar mais grana automaticamente, você não conseguirá viajar mesmo, pois eles, além de cancelarem o voo, ainda ficam com seu dinheiro por muitos meses.
Outra preocupação é comprar em cima da hora e eles cancelarem, mudando toda sua programação. Ou seja: se essa for a opção, sempre tem que ter o plano B.
Sua segurança para chegar até o destino
Considere que os voos são mais seguros do que qualquer outro meio de transporte, como já expliquei para vocês nesse artigo. Se você ler o mesmo saberá que existe um filtro que limpa as impurezas do ar a cada 2-3 minutos, deixando o ar filtrado em cerca de 99,9%. Bom né?
Entretanto, mesmo você sabendo que o voo será tranquilo, ainda assim você passará por inúmeros aeroportos, terá contato com muitas pessoas, o que aumentará muito sua chance de ser contaminada pelo vírus do que se você ficar quietinha em casa sem se misturar com ninguém.
Segurança do seus familiares
Agora, depois de viajar cerca de 24- 30 horas devido a inúmeros voos e escalas gigantes (pois as opções de voos estão mega reduzidas), você finalmente chega ao destino e corre o risco de estar contaminada e, como consequência, passar isso para seus pais, avós ou qualquer relação em que eles já estão mais idosos e são grupo de risco.
O que fazer então?
- Deixar para comprar a passagem em cima da hora (e rezar para não cancelarem)
- 72 horas antes do voo, fazer os 2 testes do coronavírus, o PCR e o do anticorpo, assim já reduz significativamente a possibilidade de você embarcar contaminado, o que colocaria os outros passageiros em risco.
- Usar máscara N95 durante todo o voo e tirar o mínimo de tempo possível durante. Somente rapidinho para comer e tomar água, ok?
- Higienizar você mesma todas as superfícies que terá contato no seu assento mesinha, poltrona, cinto de segurança, etc…
- Não tocar em nada no banheiro, use papel toalha para tocar nas superfícies e torneira da pia.
- Usar muitoooo álcool gel durante o tempo todo para reduzir a possibilidade de se contaminar se esquecer e colocar as mãos na boca ou olhos.
- Ao chegar no destino, ainda no aeroporto tentar fazer o teste e, se não conseguir, ir direto para um hotel para resguardar seus parentes.
Vale passar por tudo isso?
Eu afirmo categoricamente que sim quando temos condições financeiras de arriscar, deixar o dinheiro preso. Se tivermos como fazer no mínimo 3 testes e ainda gastar a grana de hotel para não chegarmos direto na casa dos parentes antes de termos um teste válido e seguro conosco…
Eu farei isso. Sim, e já estou vendo as passagens pois a saudade é maior que o medo e a incerteza do que fazer, a insegurança se a decisão é a correta.
Agora estou na torcida de conseguir bons voos, com um preço justo e não exorbitante como às vezes aparece como opção de compra.
Amados, como viram mudamos um pouco nossos artigos, gosto de escrever mais, mas por uma decisão editorial junto a jornalista parceira do blog, agora teremos artigos mais curtinhos e enxutos, ok? Mande sua opinião sobre o assunto discutido hoje e também sobre o novo formato. Como sempre falei desde o início do nosso blog, somente estamos aqui por causa dos nossos leitores, então sua opinião é mega importante.
Espero escrever o próximo artigo dentro de um aeroporto/avião, viajando para ver minha família! Fiquem seguros, cuidem-se e até breve amados. Bjosss