Hoje vou continuar contando para vocês sobre a viagem que minha mãe e minha irmã fizeram para a Europa, para passarmos um tempo juntas! Seguindo a sequência de artigos, elas chegaram na Europa dia 02/08 e a primeira parada foi Roma. Passamos uma semana lá e foi muitooo legal. Depois, nós viemos para a Noruega, em Oslo, onde eu e meu marido moramos.
Sigam nosso Instagram e nossa página do Facebook pois assim que tivermos artigo novo no blog avisaremos vocês pelas nossas redes sociais!
Facebook– https://www.facebook.com/brazilianstravel1/
Instagram– https://www.instagram.com/brazilianstravel/
Quando chegamos em Oslo, para mim não parecia mais que estávamos viajando de férias, afinal eu já moro na Noruega. Mas, claro que para elas foi diferente! Apesar de ser a nossa casa, ainda não era a casa de cada uma delas. Mesmo assim, tenho certeza que também foi mais fácil no sentido de que usamos nossas panelas para cozinhar e a roupa de cama e banho são mais limpinhas do que as de hotel, tenho certeza absoluta! Ou, pelo menos mais cheirosas! Sou louca por cheiros bons, acho que em outra vida fui “ perfumista”, hehehe.
Minha irmã já tinha nos visitado duas vezes em Oslo anteriormente, junto com meu cunhado. Então, dessa vez, aproveitamos para mostrar tudo para minha mãe.
Tivemos que fazer tudo com muitaaa calma. Foi aqui na Noruega que tivemos que acionar o seguro viagem da minha mãe pois, como ela já está com 74 anos, o ritmo de viagem a deixou muito cansada. No artigo sobre seguro viagem explico tudo direitinho!
Oslo, Noruega: O que é imperdível?
Para quem tem pouco tempo na cidade, recomendo conhecer o centro de Oslo, que é muito lindo. Não deixe de visitar a rua principal da cidade, a Carl Johan Gate, que é a rua que “corta” a cidade, vai do Palácio do Rei até a Estação Central, onde passa o trem que chega ou vai para o aeroporto.
Carl Johan Gate – Principal Rua de Oslo
Na Carl Johan Gate temos o Parlamento, o Teatro Nacional, Prefeitura e o Palácio Real, além de muitas lojas nela e nas ruas vizinhas. Não é muito comprida, caminhando rápido podemos fazer todo o percurso em menos de 30 minutos. Muito pertinho têm os bairros Aker Brygge e o Tjuvholmen, que são lindíssimos. Já na outra ponta, pertinho da Estação de Trem, temos dois bairros mega interessantes: o Sorenga, que foi construído em cima da água, e o Barcode que tem os edifícios mais modernos e lindos da cidade (sou suspeita pois moro nele hehe). É no Barcode que fica a Ópera, um dos pontos turísticos mais impactantes ao meu ver, pois é uma construção arquitetônica lindíssima!
Muitas vezes encontrei turistas, até mesmo brasileiros, que descem dos cruzeiros de navios e não sabem decidir o que visitar, pois acabam ficando somente um dia em Oslo. Sempre recomendo conhecer a rua principal e arredores, pois nelas têm muitas coisas lindas.
Existem parques e outras coisas quase que imperdíveis, mas estão mais distantes e é preciso pegar transporte público para visitar… Falando disso, nunca pegue táxi em Oslo, por favor! É caríssimo. Então, se você tiver somente 8-10 horas aqui na Noruega, que é geralmente o tempo de parada dos navios na cidade, foque nesses locais que indiquei!
Se você quiser saber mais sobre Oslo, temos no BT um artigo mega completo onde explico mais sobre cada atração!
Nosso roteiro na Noruega
Chegamos em Oslo numa sexta feira a tarde e, durante a noite, ficamos quietinhos, curtindo nossa casa. Somente fomos ao terraço do edifício, que tem uma vista lindíssima da cidade.
No dia seguinte, amanheceu com uma chuva dos diabos, horrível! Somente poderíamos fazer passeios de carro para não ficarmos “pintos molhados”, o que acabou acontecendo mesmo assim. Só de sair para entrar locais já foi um banho daqueles!
Nesse primeiro dia fomos visitar um dos restaurantes mais tradicionais de Oslo, chama-se Frognerseteren e fica sobre um morro, onde tem o Holmenkollen, que é a Estação de Esqui para saltos.
Como nos primeiros dias choveu muito em Oslo, não saímos muito. O verão norueguês desse ano foi um inverno para brasileiros, com temperaturas praticamente sempre abaixo de 20 graus. Para minha mãe, um horror de frio, hehehe.
Como minha mãe não poderia caminhar muito, o roteiro que fizemos serve para os turistas que vão ficar pouco tempo na cidade pois, além dos morros e o bairro dos museus, o Bygday, que fomos de carro, os outros passeios fizemos caminhando.
Carl Johan Gate
Primeiro, caminhamos por toda a rua principal, a Carl Johan Gate, várias vezes, cada vez fazendo coisas diferentes: um dia fazendo os pontos principais, outras vezes as lojas, outras ainda somente curtindo as flores e jardins.
Bairro Sorenga
Tivemos um dia somente para o bairro Sorenga, que foi feito em cima da água. Ele é lindo, cheio de restaurantes ótimos com todos os tipos de comida do mundo. Por exemplo, lembro que têm mexicano, italiano, francês, entre tantos… Lá também tem um deck onde se pode ficar deitadinho curtindo o sol e a vista com os navios ancorados…Enfim, “lagarteamos” total! Olha as fotos!!!
Churrasco na Noruega
Fizemos um “churrasco de noruga” num parque bem próximo da minha casa. Eu adoro o local, dentro dele tem as ruínas da Oslo antiga, foi onde começou a cidade de Oslo…. Agora, o tal churrasco consiste em assar salsichas numa caixinha (olhem a foto!). Comemos com um pão especial, que amo!! Todo mundo adorou!
Certa vez eu disse para meu marido que se um dia, como a legítima gaúcha que sou, ele me visse fazendo esse tipo de churrasco era para me levar de volta para o Brasil! hehehe Mordi a língua, hoje eu amooooo!!!!
Passeamos ao longo do rio Akerselva, que para mim tem as melhores paisagens de Oslo, amoooo! Fomos caminhar ao longo dele e ficamos vendo os patos e os cachorros brincando na água, além das diferentes pessoas caminhando e curtindo o local. No caminho fica o Mathallen, que é como se fosse o Eataly de NY ou SP, onde ficam vários restaurantes, lojinhas e cafés. É parada obrigatória de quem caminha na região.
Jardim Botânico de Oslo e Bairro Akker Brygge
Fomos no Jardim Botânico, que para mim é imperdível! Adoro!
Depois, passeamos no Bairro Akker Brygge, que é onde fica o porto da cidade, local que saem os barcos para as ilhas de Oslo, perto de onde param os grandes cruzeiros! Minha mãe deu sorte e tinha um mega navio ancorado em um dos dias que fomos, era gigante mesmo. Ela amou ver de perto! Nosso próximo projeto é fazer um cruzeiro com toda família.
Também levei minha mãe para andar de trem e trikk, que é o metrô de superfície. Eram coisas que ela ainda não tinha feito. Curtimos demais esses momentos!
Museus e Praias da Noruega
Fomos passear no bairro que está cheio de museus, um mais show que o outro, com edifícios do final do século XlX! A foto abaixo é de uma igreja, no mesmo local. Também levamos minha mãe e minha irmã para conhecer as praias de Oslo, minha mãe achou um horror! hehehe
Claro, né? Comparar as praias brasileiras com outras não rola! Não existem no mundo nada igual às nossas praias maravilhosas! Detalhe: estávamos no verão e a temperatura estava em torno de 15 graus, ou seja, inverno para os brasileiros! kkkkk
Bairro Frogner
Fomos no bairro Frogner, que tem uma linda arquitetura, com edifícios do final do século XIX. É o bairro onde os noruegueses mais tradicionais moram.
Groneloka
Bairro boêmio e alternativo, com muitos restaurantes e bares, além de artistas. Fomos almoçar lá por conta das muitas opções!
Bairro Groland
No bairro Groland encontramos uma mistura exótica e maravilhosa de imigrantes do mundo todo. Eu amo! Adoro os restaurantes turcos e minha família ama comida indiana. Amo ouvir as diferentes línguas e ver roupas diferentes, além de mercados com frutas, legumes e comidas de todo mundo. Achei até a mandioca-aipim nesse bairro! Muitos falam que é um bairro perigoso, não concordo, mas também não precisa dar bobeira, ok?
Como qualquer lugar do mundo você precisa tomar cuidado e não deixar bolsas e coisas de valores expostos. Ando por esse bairro há três anos e NUNCA tive problemas, pelo contrário, já tive em bairros considerados mais “ nobres” pelos nativos de Oslo.
E tão exótico esse bairro! Sei de uma brasileira, cujo filho mora na Alemanha, e que juntos foram conhecer Oslo, chegaram de ônibus. A rodoviária fica nesse bairro e, quando começaram a caminhar, ficaram assustados achando que tinham ido para um país árabe, por causa das roupas que os moradores estavam usando. Realmente você encontrará um estilo de vestir totalmente diferente dos outros bairros de Oslo. Enfim, eu amo e recomendo se você curte essa mistura cultural como eu!
Morro Ekeberg
Subimos o morro Ekeberg que, ao meu ver, tem a vista mais linda da cidade. Está em um parque enorme, com muitas esculturas esquisitas, hehehe. Lá de cima você vê as ilhas, os navios e a cidade bem longe, pois é um morro bem alto. Acho a vista mais linda que do Holmenkollen pois fica mais perto da cidade, então conseguimos ver os detalhes.
Ikea em Oslo
Levamos a mãe na Ikea, que para nós brasileiros se torna atração turística pelo monteee de coisas baratas para a casa! Exemplos: guardanapos grandes e mega coloridos, velas perfumadas, e tudo que você consegue imaginar de porcarias! hehehe
Além disso, fomos em vários brechós, pois como está na moda o Vintage, fomos caçar algo legal. Não encontramos nada, mas valeu ficar fuçando e passando o tempo!
Um dos muitos momentos emocionantes dessas férias foi quando fomos na casa de uma amiga brasileira, a Elaine, que preparou uma festinha surpresa de aniversário para mim, o que me deixou mega feliz! Chorei mesmo, pois estava com minha família e com as pessoas que eu amo demais comemorando meu aniversário na minha nova cidade!
Bora enfrentar o frio para conhecer Oslo, capital da Noruega?
Amados eu poderia ficar descrevendo o que fizemos por horas, mas acho que ficaria um artigo muito longo e chato. O que eu quis mostrar para vocês é que, por ser uma cidade muito pequena quando comparada às outras capitais europeias, você não precisa de muito tempo em Oslo. Se você resolver conhecer toda a Escandinávia, eu não ficaria mais que 2 dias em Oslo, pois a Noruega tem muitas cidades lindíssimas, além dos fiordes, que são imperdíveis! Lembrem-se: o verão é a melhor época para conhecer os fiordes e sol da meia noite, Agora, se você quer ver neve e aurora boreal, venha visitar a Noruega no inverno! E, se prepare pois é muito frio!
Beijos da So! Vejo vocês na nossa próxima viagem!