Seu sonho é fazer uma viagem internacional e não sabe como por uma série de motivos? Como conseguir a grana, por onde começar a arrumar as malas…São muitos detalhes que podem te deixar inseguro! Uma viagem internacional é o sonho de muita gente e, por mais que seja maravilhoso conhecer novos lugares, é muito importante seguir alguns passos antes de viajar!
Então vamos conversar sobre isso, afinal TUDO tem solução!
Farei uma lista sobre o que você não pode deixar de fazer antes da sua viagem:
# Planejar
# Planejar
# Planejar
#…Posso ficar digitando aqui 100 X a mesma coisa, pois sem um ótimo planejamento CERTAMENTE algo dará errado.
Mas, como fazer esse planejamento? Eu separei algumas dicas que aprendi com o tempo:
1. Providenciar o PASSAPORTE
Esse é relativamente fácil de resolver, você pode começar agora mesmo no site da polícia federal, que é onde você encontrará todas as informações sobre a documentação necessária, valores (cerca de R$260) e prazo para ficar pronto (geralmente 6 dias úteis)
Não posso deixar de contar que já tivemos vários problemas com esse prazo,(greves ou até mesmo falta de papel para impressão), PORTANTO NUNCA compre passagens para uma viagem internacional sem estar com seu passaporte pronto.
Como o passaporte tem prazo de validade de 10 anos, a dica é: Bora fazer mesmo que você não tenha planos para viajar, deixe ele pronto, assim quem sabe você conspira com o UNIVERSO e ele SURPREENDENTEMENTE te manda uma oportunidade? Ou, já pensou se surge uma oportunidade de viagem internacional no seu trabalho ou estudo? Meu conselho é deixar prontinho!
2. VISTO PARA EUA E EUROPA
Se o seu destino dos sonhos fica na Europa ou nos EUA vai ser preciso tirar um tempo para pensar no visto.
Para entrar nos EUA, mesmo que seja somente escala para Caribe ou Europa, é preciso desembolsar pelo menos 160 dólares (considerando somente o visto)
O governo norte-americano emite os vistos pelos seguintes lugares: Embaixada Americana em Brasília, Consulados do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre.
Após o agendamento, se você tiver entre 14 e 79 anos deverá ir pessoalmente à Embaixada ou em um dos consulados nas cidades citadas para fazer a entrevista. No site da embaixada americana eles falam em 10 dias úteis para o visto ficar pronto, mas recomendam nunca comprar passagem e hospedagem sem ter recebido o visto. (Lembra que eu falei de planejar? Pois é, toda essa parte de documentação faz parte disso) Para saber mais sobre o visto, clique aqui.
A partir de 2021 todos vão precisar de visto para entrar na Europa, a lei foi aprovada, mas ainda não entrou em vigor. O custo é bem mais baixo, cerca de R$30 reais.
De maneira idêntica os europeus já fazem para entrar nos EUA, eles preenchem eletronicamente um pedido que será aprovado ou não. Motivo de segurança, dizem eles. Como vocês não tem problemas, conseguirão facilmente né?
Sempre, ao planejar sua viagem internacional, conheça as leis e a cultura do país que você quer conhecer!
3. PASSAGENS
Se você está planejando sua viagem, a dica para as passagens é usar o GoogleFligts para procurar as mais baratas. Existem muitos outros como Decolar, Skyscanner e o Expedia que você também pode usar.
Apesar de serem boas ferramentas para comparar preços eu, particularmente, prefiro encontrar a companhia aérea que tem a tarifa mais barata e depois comprar diretamente deles.
Já tive problemas com as datas e, como as passagens haviam sido compradas pela ferramenta, para trocar era necessário ligar para um número dos EUA. Pensa no ga$to e no tempo perdido!!!
4.SEGURO VIAGEM
Nunca, nunca faça uma viagem internacional sem fazer o seguro!
Alguns países já exigem que você tenha, mas mesmo que não exigissem COM CERTEZA é o certo a se fazer. Já precisei usar o seguro saúde em Dubai e EUA e nem fiz questão de saber o quanto eu teria que ter desembolsado se não tivesse seguro. Apavorada aqui só de pensar no tamanho da conta! (Não é todo país que tem sistema de saúde público, nos EUA o preço dos hospitais é exorbitante!)
Já usei várias seguradoras e acho interessante cotar preços e o que cada plano oferece. Não fique triste em gastar com isso. Seu carro tem seguro? Então! a mesma coisa. É sempre melhor prevenir do que remediar. O último lugar que você deve querer economizar é na sua segurança.
5.HOSPEDAGEM EM VIAGENS INTERNACIONAIS
Ok, agora que você já cuidou de toda a documentação e passagens, sua viagem internacional está mais perto do que nunca de acontecer! Bora lá pensar na hospedagem!
Antes, as opções eram sempre em hotéis, atualmente temos um leque de opções como alugar um apartamento num dos sites como o AIRBNB. Eu amooo ficar em hotéis, entretanto nem sempre é a melhor opção em termos de economia.
Se você quiser economizar, alugue um apartamento onde você possa cozinhar, afinal comer fora é sempre mais caro… Se forem várias pessoas fica ainda mais barato ao dividir a estadia!
Dica de ouro: JAMAIS alugue por anúncio online que não seja de uma instituição grande e confiável como o AIRBNB.
Já ouvi relatos de pessoas que foram enganadas, chegaram no local e o apartamento não existia! Sempre leia as avaliações de hóspedes anteriores tanto dos hotéis como dos apartamentos.
Eu, So, prefiro não gastar muito com hospedagem. Anteriormente eu sempre queria um hotel lindo maravilhoso, com muitas coisas para fazer dentro dele mas, agora percebi que só preciso de um local limpo e cheiroso para dormir e tomar banho. Nunca usei a piscina ou sauna de um hotel que eu tenha ficado! Ou seja: minha dica é: Economize um pouquinho na estadia e se permita mais nas experiências!
6.MOEDA
Você já sabe qual a moeda do país que quer visitar? Esse tipo de pesquisa faz parte de um planejamento (olha ele aqui de novo) para uma viagem internacional! Já sabe qual é? Já pesquisou o câmbio e fez a troca?
Sempre levo pouco de dinheiro já convertido, prefiro deixar o restante no cartão pois morro de medo que me assaltem e levem toda minha grana!
A parte chata são as taxas do cartão. Sim, você vai pagar cerca de 6,38% de IOF (imposto sobre operações financeiras) em tudo que você gastar lá fora. E a outra parte ruim é que o câmbio será o do dia do fechamento da fatura. (Falarei sobre compras no exterior numa outra postagem). Não esqueça de avisar seu banco que você irá viajar, pois assim seu cartão será desbloqueado para compras internacionais. O ideal é ter dois cartões de bancos diferentes, caso um dê problema, ok?
Uma dica para não se deixar enganar pelo preço em outra moeda é o app iCurrency (disponível para IOS). Ele faz a conversão do valor da moeda do país para o real, sendo assim, você saberá quanto realmente custam as coisas.
7.MALAS
Nas minhas primeiras viagens eu levava um horror de coisas, mesmo que eu tenha lido nas dicas de viagens que usaria somente metade das roupas!
Acredite, é verdade sim! Você não vai usar nem metade.
Minha dica: Arrume a mala, deixe ela prontinha. Agora vá até ela e tire exatamente metade do que tem lá dentro. E, acredite: Ainda assim você levará muita coisa!
Agora as companhias aéreas colocaram o limite de 23kg na bagagem despachada e 10kg na bagagem de mão. Então, por favor, não saia do Brasil com a mala cheia!
Além disso, como você fará para comprar aquelas coisinhas baratinhas que encontrará lá no exterior? Mais um truque: Compre uma balancinha de pesar malas, isso é importante para você saber quanto poderá comprar. (Calma aí que vem uma lista imperdível de itens para para viagem internacional numa outra postagem!!!!)
8.ECONOMIZAR PARA SUA VIAGEM INTERNACIONAL
Você deve estar pensando: “Ok, So, mas eu não tenho dinheiro para tudo isso..”
Você sabia que, por exemplo, na Noruega não podemos parcelar as compras no cartão de crédito? Aprenda com os noruegueses: Se você tem grana para comprar à vista, compra, se não tiver…não compra! Simples assim!
Logo, se você parar de comprar tanta coisa no cartão de crédito (seja em lojas, bares, restaurantes e aquelas besteirinhas que no final somam horrores de dinheiro) logo conseguirá fazer uma viagem internacional! Que apostar? Corte seus gastos pela metade no cartão e me conte daqui a 12 meses quanto você economizou, ok?
Ter uma meta é muito importante para todos os aspectos da vida. Não espere que o dinheiro sobre magicamente! Se seu sonho é fazer uma viagem internacional, tenha isso como incentivo para segurar os gastos. Sonhar é o que nos dá força para realizar!!!
Se sente mais animado para planejar sua viagem internacional com essas dicas?
Nas minhas primeiras viagens eu fazia tudo com uma agência de viagens pois desta forma me sentia mais segura.
Se você acredita que nessa primeira viagem ficará mais tranquila, solicite um orçamento de passagens e hospedagens numa agência conhecida e conceituada, assim, se tiver qualquer problema, eles vão de ajudar a resolver.
Isso não é tudo, viu? Ainda temos muitas coisas para falar antes da sua viagem, farei novas postagens falando sobre o que levar, roupas, remédios…
Vamos falar também sobre quanto de grana precisa levar, aeroporto, segurança, perguntas da polícia do país que vc chegará, tipos de cartões, bem como dicas para não sofrer tanto nas 12 horas dentro do avião!! Tudo isso com o propósito de você ter uma ótima viagem!
Então, se você está planejando, fica de olho nos outros posts do blog!
E você, tem alguma dica para quem quer fazer uma viagem internacional? Deixe nos comentários seus truques e dúvidas, assim vamos melhorar juntos nossas próximas viagens!!!!
Bjosssss!
Uau… esse blog tá demais!!! Quantas dicas valiosas… 👏👏👏
Já vou começar a planejar minha próxima viagem… deu coceira!!!! Kkkk
Afinal… tem coisa melhor do que viajar??? 🎒✈️♥️
Muito Obrigadaa! 😍😍😍