Sigam nosso Instagram e nossa página do Facebook pois assim que tivermos artigo novo no blog avisaremos vocês pelas nossas redes sociais!
Facebook– https://www.facebook.com/brazilianstravel1/
Instagram– https://www.instagram.com/brazilianstravel/
Foto de Capa: Chicco Mattos
Oi Amados, tudo bem?
No último artigo da série #historiasdebrasileiros conhecemos o Chicco Mattos, um produtor e fotógrafo brasileiro, natural do Rio Grande do Sul, e que hoje vive em Svalbard, a Ilha dos Ursos, onde faz vídeos e fotos incríveis! Se você não viu, clique aqui e leia a entrevista completa! Falamos sobre o dia a dia do Chicco, aquecimento global e até sobre a felicidade que encontramos junto a natureza!
Agora, falaremos sobre o local que o Chicco mora, a Ilha dos Ursos, Svalbard!
O Porquê de Svalbard ser conhecida como a Ilha dos Ursos
O arquipélago de Svalbard, cuja maior ilha é Spitsbergen, tem cerca de 2700 habitantes em cerca de 61 mil metros quadrados. Lá, eles têm uma população de 5-6 mil ursos. Ou seja: muitos mais ursos que humanos.
É o ponto habitado mais ao norte do mundo. Fica na metade do caminho entre a Noruega e o Polo Norte
A maior cidade do local chama-se Longyearbyen, é a cidade mais ao norte do planeta!
Curiosidades sobre Svalbard
1. Cinco meses no escuro!
Nessa região, o dia e a noite não são como conhecemos! Lá, o “dia” vai de 20 de abril a 23 de agosto, com sol 24h durante todo esse tempo. Já de 26 de outubro a 15 de fevereiro, é a chamada “noite ártica’, um período de 5 meses sem luz solar.
2. Cidade sem cemitério
O cemitério de Svalbard foi desativado há mais de 80 anos pois devido ao chão ser sempre congelado os corpos não se decompõe. O problema disso é que quando se morre devido a um vírus, por exemplo, esse hospedeiro indesejado se mantém vivo, o que é um risco biológico.
Ops! Não pode morrer aqui!?
Pode sim! hehehe
Só tem que o corpo deve ser levado para ser enterrado ou cremado em outras cidades, como Tromso, por exemplo, que é a cidade para onde tem voo direto mais pertinho.
3. Projeto “Arca de Noé”
Nessa ilha é onde está o depósito de sementes do mundo todo, a Arca de Noé das plantas.
Lá se encontram 5 mil espécies de diferentes plantas.
No Global Seed Vault (banco global de sementes) existem mais de 1 milhão de sementes.
Países de todo mundo enviaram sementes das plantas que existem em seus territórios. Isso está sendo feito para que caso haja uma catástrofe mundial, esse local (a prova de bombas, furacões e num local com improváveis terremotos) poderá sobreviver permitindo assim que regiões destruídas possam ser replantadas.
As sementes de trigo guardadas lá, por exemplo, podem ser plantadas daqui a 1000 anos. Loucura, né?
Em 2015, pela primeira vez, um país – a Síria, pediu para que enviassem sementes nativas de volta. Por causa da guerra, precisaram abrir o depósito e mandar para Alepo, destruída pela guerra, cerca de 116 mil sementes.
4. Onde todos são bem vindos
O Tratado de Svalbard permite que qualquer pessoa possa se mudar para Svalbard, sem necessidade dos procedimentos habituais de visto. Esse tratado se sobrepõe a outras leis de migração, como as da União Europeia.
5. Cidades russas quase fantasmas
Na maior parte do século passado, existiam mais soviéticos que noruegueses na ilha.
Eram cidades com muitos habitantes, que trabalhavam nas minas de carvão, e em 1998 foram chamados de volta para a União Soviética.
.
História e leis da Ilha dos Ursos
A ilha pertence à Noruega, mas em 1920 foi assinado o Tratado de Svalbard, que reconhece a soberania da Noruega sobre o arquipélago. Mas, esse tratado também diz que todos os países que o assinaram têm o direito de explorar os recursos naturais da região, transformando a ilha numa região desmilitarizada, ou seja: onde a atividade militar não é permitida.
A moeda local é a coroa norueguesa, e a língua falada é o norueguês, mas o inglês funciona muito bem porque como em toda a Noruega, mesmo sendo o norueguês a língua oficial, é muito difícil encontrar quem não fale mega bem o inglês.
Apesar de ser território Norueguês, a Ilha tem leis próprias, por exemplo: na Noruega não se tem fácil acesso ao álcool, (que é vendido em casas especializadas) somente cerveja pode ser comprada nos supermercados. Já na ilha, você tem livre acesso, mas tem uma cota mensal de quanto pode comprar.
Porque? Provavelmente os noruegueses que amam beber não souberam ter um limite! Brincadeira, tá? Não sei o motivo de ser diferente do restante da Noruega. hehehe
O que fazer em Svalbard, a Ilha dos Ursos.
A partir de agora vamos escrever o roteiro de um casal de amigos brasileiros que foram visitar Svalbard ano passado, Helena Argenti e Maicon Cossa.
Eles, muitooo queridos, nos contaram o que fizeram, o que curtiram e o que não gostaram.
Hospedagem em Svalbard
Eles ficaram hospedados em Longyearbyen (que é a capital). Segundo eles, qualquer lugar que você se hospedar está ótimo, pois a cidade é realmente muiiito pequena.
Fiz uma simulação pelo AIRBNB e vi que preços variados, consegui um apartamento inteiro (para 3 pessoas) por 450 reais a noite e outro por volta de 800 reais a noite.
Hotéis, consegui um por 1200 reais e outro por 550 reais.
Acredito que o valor da estadia em Svalbard, como em qualquer local turístico, vai depender da temporada. Lembrando que se você quiser ver o sol da meia noite deve ir no verão europeu, e para ver a Aurora Boreal deve ir no inverno do hemisfério norte.
Empresa Aéreas que fazem voos diretos para Svalbard
Um voo direto de Oslo para Svalbard pela Cia Norwegian custa (em fevereiro) cerca de 188 euros (840 reais). Já pela Scandinavian Airlines o valor é cerca de 269 euros (1200 reais). O tempo de voo é estimado em 3 horas.
Melhor época para visitar a Ilha dos Ursos
Nossos amigos foram em novembro, que é considerado baixa temporada, quando não tem nada de sol, 24 horas na escuridão!
Eles falaram que para ver bastante neve, com um pouco de sol, é bom em fevereiro (alta temporada).
Quando foram, fizeram várias coisas, mas o melhor mesmo é no inverno, segundo eles.
Tem uma amiga, a Fabiana, que foi e contou que é tão lindo que ela quer ir nas 4 estações, para sentir melhor o local. Ela ficou apaixonada!
Passeios Imperdíveis em Svalbard!
Snowmobile
Esse é o jet ski que o Chicco usa, lembram? Eles não conseguiram fazer porque não tinha neve suficiente, mas todo mundo diz que é demais!
“Quadricíclo”
É uma motinho de 4 rodas para andar na neve. A Helena e o Maicon fizeram essa atividade em Svalbard esse pois não tinha neve para o snowmobile. Acharam bem legal, vale o passeio segundo eles.
Passeio de trenó com cachorros
É bem famoso, são uns 6 cachorros que puxam um trenó na neve. Eles não fizeram pois foram visitar o canil e não curtiram as condições do local (do que eles viram) e não quiseram incentivar esse tipo de turismo.
Aurora Boreal em Svalbard
Nossos amigos que visitaram Svalbard pegaram um tour com ônibus que pega as pessoas no hotel às 21 horas e fica com elas por cerca de 4 horas para “caçar” a Aurora Boreal, lembram do nosso artigo?
Eles comentaram que existem várias outras formas de ir caçar a aurora, pode ser de snowmobile, com cachorros, barco e com uma espécie de trator chamado snowcat.
Passeio de Barco
Tem vários passeios, mas normalmente usa-se o barco para conhecer os assentamentos russos (ilhas) de Pyramidal e Barentsburg.
Relato do Maicon e da Helena:
“Não recomendamos fazer sem ter certeza das informações, usamos uma cia que afirmou que mesmo no escuro veríamos as geleiras no caminho, claro que não rolou! Passamos 3 horas para ir e mais 3 horas para voltar (dormindo e vomitando dentro do barco). Recomendamos somente fazer esse passeio se tiver luz.”
Se alguém quiser o nome da cia para não contratar a mesma, mande mensagem que passarei o nome.
Dica: Comidas exóticas em Svalbard
O Maicon e a Helena também me contaram que comeram diferentes tipos de carne em Svalbard. A de rena acharam maravilhosa. Já a de baleia não curtiram muito! Dizem que a de rena de lá é muito diferente em razão do tipo de pastagem que elas comem, que só tem lá!
E ai, o que acharam de Svalbard?
Para maiores informações, recomendamos o site: https://en.visitsvalbard.com
A Ilha dos Ursos é um lugar cheio de encantos e surpresas não é mesmo? Super exótico!
Para quem está planejando conhecer, o Chicco Mattos indicou essa empresa cujo instagram é @discoversvalbard, os donos são um casal de amigos dele.
Acredito que para ele os indicar, são bons, pois já percebi que o Chicco não indica qualquer coisa , ele é mega exigente!
Caso você tenha alguma dica para compartilhar conosco, envie uma mensagem nos comentários ou nas nossas redes sociais! Colabore com o BT para ajudar cada vez mais pessoas a conhecerem o mundo!
Beijos da So! Vejo vocês na nossa próxima viagem!