Olá amados, tudo bem? Como passaram a última semana? Eu estou tentando ser positiva, pensar somente em coisas boas. A cada momento que começo a pensar negativamente eu paro,respiro e penso em momentos felizes, agradeço a Deus pela saúde de minha família e como dizem por aí: sacudo a poeira e deixo a vida me levar! Hoje eu vim falar sobre um assunto que pode ser um pouco complicado, costumes e regras em outros países, mas o melhor é se informar!
Porque resolvi escrever um artigo sobre regras e costumes de outros países?
Devido a repercussão do caso Victor Sorrentino, que descreverei rapidamente abaixo, resolvi escrever para tentar “abrir” a cabeça de quem ama viajar, mas acredita que no país dos outros pode aprontar de tudo e mais um pouco e que não terá consequências!

Não estou dizendo que foi o caso do médico, na minha opiniao ele só foi burro mesmo de não ter estudado as leis e costumes locais, pois além de ter feito a uma “brincadeira” estupida e divulga-la no dia seguinte, cometeu outra besteira ao tocar nas maos da vendedora, o que não é perimtido pelos costumes e regras para mulheres muculmanas.
Médico brasileiro é preso no Egito após assediar vendedora (cnnbrasil.com.br)
Caso Victor
Esse médico brasileiro tem quase 1 milhão de seguidores nas redes sociais. Foi ele que fez uma brincadeira idiota com uma vendedora no Egito.
Em uma loja de produtos para turistas, Victor mostrou um papiro e afirmou para a vendedora que elas gostavam de “coisas duras e compridas”, claramente uma brincadeira de cunho sexual.
Após divulgar na sua rede social e ter uma reação negativa já no Brasil, ele foi à loja no dia seguinte e pediu desculpas à vendedora, que entende espanhol. Ela aceitou, mas aí o Victor cometeu outro erro: tocou nas mãos dela, o que vai contra os costumes e regras locais.
Enfim, com tudo isso, a mer** foi grande. Através des denuncias iniciais de dois brasileiros, um de Londres e outro de Nova Iorque, comecaram a divulgar o video nas redes socias e conseguiram chegar a um grupo que dá voz a mulheres vitimas de assédio sexual e outras violencias.
Depois disso, o Victor foi preso no Egito. Depois de vários dias presos, no dia 06/06/21 foi liberado e já está no Brasil.
No mesmo dia foi liberado um vídeo onde ele se desculpa novamente com a vendedora, dessa vez com intérprete junto.
A explicação dele:
Acredito que eles nunca divulgam exatamente o que aconteceu lá, junto às autoridades. Mas pode ser que eu esteja enganada e isso se torne assunto, já que o Victor já concedia muitas entrevistas.
Nos dias seguintes à chegada dele no Brasil, Victor falou com seu público e dizendo que fez algo muito errado e claro, mostrou os muitos vídeos para entendermos o contexto de como saíram aquelas frases infelizes.
Continua sendo uma grande mer** o que ele fez, mas pelo menos deu para entender que o cara não chegou numa loja e começou a falar de órgãos sexuais, e sim que eles já estavam falando isso, besteiras de cunho sexual, pois atrás da vendedora, pendurada na parede da loja, tinha uma série de papiros com desenhos de homens com o órgão sexual gigante e aquilo havia virado uma grande brincadeira entre o guia e o grupo todo que estava na loja.
O que fazer antes de viajar para outro país? Conhecer pelo menos um pouco dos seus costumes!

Já escrevi vários artigos sobre a preparação de uma viagem, desde a compra da passagem, seguro, preparação da mala, escolha do assento…. E sempre frisei muito da importância de estudar o destino. Isso inclui desde saber o tipo de roupa que se deve usar até os costumes e regras locais, como se pode ou não abraçar e beijar em público, saber o que pode e não pode levar para o país… Por exemplo, para não correr o risco de ser preso portando medicamentos como o brasileiro que foi preso na Rússia com os medicamentos para o sogro do seu patrão. Leiam esse artigo para vocês entenderem melhor essa situação:
Não faça favores em viagens! – Dicas de Viagens – (brazilianstravel.com)
Temos que saber que alguns países têm costumes ou regras totalmente diferentes das nossas. Abaixo colocarei as que acho mais estranhas, do ponto de vista da nossa cultura, é claro. Da deles, eles devem achar muita coisa estranha também!
Mas, frisando novamente, não vá para nenhum país do mundo sem estudar os costumes, ok?
Noruega
Jamais chegue atrasado num compromisso, mesmo que seja social, eles consideram muita falta de respeito o atraso, eu também!

Sempre atendi meus pacientes pontualmente. Ficava muito irritada quando meus pacientes chegavam atrasados, pois atrapalhava toda minha agenda. Isso eu amooooo nos noruegueses!
Nunca entre na casa de uma pessoa sem tirar o calçado que você usou na rua. Jamais! É um dos costumes deles.
Nas festas legais, algumas mulheres levam outro calçado para não ficarem descalças, mas a maioria não faz. Eu gosto de levar.
Lembro de uma primeira festa que fui. Óbvio que não fui avisada desse detalhe. Acabei andando sem calçado num piso sujo, às vezes molhado com bebida. Odiei e achei um horror! Para eles é normal pois usam meias o tempo todo, inverno ou verão, eu jamais uso meias.
Não espere ser tratada por senhor ou senhora aqui, independente de sua idade tratarão por você e ponto.
Eles não respeitam filas! Então não fique bravinho que não vai resolver nada. É cultural, quem empurrar mais entrará primeiro num trem, por exemplo. Esse é um costume que eu odeio!
Caso você esteja em um bar e for homem, espere a mulher “chegar” em você. Isso é normal aqui. Os homens têm medo de serem acusados de assediadores, pelo menos foi o relato de vários amigos noruegueses e amigas solteiras brasileiras que contaram que podem ficar dias sentadas esperando num bar para alguém chegar para conversar, que isso não acontecerá.
Costumes na Inglaterra
Totalmente o oposto da Noruega, na Inglaterra eles super respeitam a fila, então por favor não fure a fila!

Eu amo isso, acho tão lindo, todos super respeitosos, vão deixando as pessoas irem entrar nos transportes públicos sem empurra-empurra.
Tailândia
As pessoas super respeitam o rei, então por favor não fale mal dele lá. Não desrespeite. E isso inclui, por exemplo, tomar cuidado ao pisar no chão: se tiver uma foto dele, não pise em cima.

Amados, o artigo está ficando muito longo então agora me despeço de vocês! Já estou preparando a parte II sobre as regras e costumes, e ela vai estar aqui no blog na próxima semana, dia 02/07!
Bjosss e até breve! Fiquem bem!





