Olá amados, tudo bom? Como estão? Como já contei para vocês em outro artigo, tivemos uma semana de férias escolares na Noruega, e então fomos para a Itália com as meninas, que agora já são adolescentes. Acabamos ficando somente em Roma, apesar de que no planejamento inicial iríamos para cidades vizinhas. Não colocarei fotos de família ou delas pois preferimos assim, ok?

Onde ficamos hospedados?
Alugamos um apartamento pelo Airbnb perto dos museus do Vaticano e ao lado da estação de metrô chamada Chipre. Localização maravilhosa! Super recomendo!
Como sempre falei nos meus artigos, não acho bom ficar em hotéis quando viajamos com as meninas, preferimos ter uma casa com quartos, sala e cozinha.
Demos muita sorte que esse apartamento tinha dois banheiros, então ficou ótimo. Não cozinhamos, mas o café da manhã foi sempre em casa, com calma, sem ter horário para descer, como seria se fosse num hotel. Haaaaa, e também esquentamos massa e pizza sobradas em alguns jantares! E, antes que você termine seu pensamento, simmmm sempre levamos embora a comida sobrada! Adoro!!!

Como chegamos no apartamento?
Depois de um voo um pouco mais demorado, pois tivemos que fazer conexão na Alemanha, chegamos ao aeroporto de Roma, chamado Fiumicino. Pegamos uma van que já havíamos contratado através do dono do apartamento.

Porque não pegamos trem em Roma?
Pois estávamos em quatro, então não compensa financeiramente. O custo do trem é de 28 euros por pessoa . A van custou 65 euros. Sei que é caro, mas se você pegar um táxi para 2 ou 3 pessoas custa 50 euros. Como estávamos em 4 precisaria ser um carro maior, por causa da pandemia e medidas de proteção para o taxista.

Como nos deslocamos em Roma?
Compramos o ticket semanal do transporte público, que custou 24 euros por pessoa . Com ele, podíamos usar metrô e ônibus. Foi um ótimo investimento pois usamos muito. Somente um dia usamos Uber, para subir no morro chamado Gianicolo, onde ficam as estátuas do Garibaldi e Anita. Então, para chegar lá, achamos mais fácil dessa forma.

Roma estava cheia de turistas?
Não. Foi impressionante ver a cidade vazia e sem filas para tudo, como já estávamos acostumados nas outras visitas à cidade.
Quando fomos com minha mãe e irmã era verão, e tinham filas gigantes para tudo. Dessa vez, quase nunca vimos muita gente juntas. Exceto no Panteão e num restaurante que amamos no bairro Trastevere.

Qual foi nossa rotina?
Acordávamos não muito cedo, tomávamos café em casa e com muita calma. Saiamos sempre pertinho do meio dia.
Pegávamos o metrô e íamos para o centro histórico… Então caminhávamos muitooooooo.
Visitamos todos os pontos turísticos principais, faltaram algumas igrejas e museus que não deu tempo. Tínhamos programado entrar no museu do Vaticano, mas eram tantos locais para visitar que deixamos para uma próxima viagem.
Como adoramos ver a cidade do alto, subimos em dois locais para ter essa vista da cidade:
1. Monte Gianicolo
Um local lindíssimo, é imperdível, onde temos a vista de toda a cidade.
Recomendo fazer o centro histórico primeiro, pois depois ver os pontos lá de cima fica muito legal. Conhecemos ele no terceiro dia.
Nesse local tem as estátuas do Garibaldi e da Anita,. Como é muito grande e alto, de um lado vemos todo o centro histórico e do outro vemos a cúpula da Basílica de São Pedro. Aliás, esse local fica “atrás” ou muito próximo do Vaticano.

2. Monte Aventino
É onde fica o Giardino degli Aranci. Nesse local também temos uma vista linda, mas não tão grande como a do morro acima citado.
Nele também temos uma porta onde conseguimos ver o Vaticano pela fechadura. Já havia visto na outra viagem, porém dessa vez tinha uma fila gigante e acabamos não esperando.
Tem um complexo com uma basílica e escavações.
Ao descer, tem o Circo Massimo, que é o mais antigo estádio. Imaginem, cerca de 150 mil pessoas podiam se acomodar e assistir as corridas de cavalo chamadas “bigas”, que eram super famosas na época antiga. Agora é um parque público e está ocupado por postos de vacinação da “tal” doença atual.

Perto desse local passamos numa igreja chamada Santa Maria in Cosmedin, onde dentro dela tem a Bocca della Verità. Da outra vez tinha uma fila gigante e não colocamos a mão para fazer a foto, agora colocamos. Diz a lenda que colocavam a mão lá dentro e quem estava mentindo perderia a mão, era uma forma das pessoas falarem a verdade.
Quanto caminhamos em Roma?
Chegamos num domingo à noite a Roma e já fomos caminhar…´Pegamos o voo super cedo pela manhã do sábado seguinte, ou seja, foram 6 noites e 5 dias de passeios.
Caminhamos 75 km e 119 mil passos. Muito, né? Para nós quatro foi! hehehe
Já falei, mas lembrem de em viagens sempre levar calçado confortável e roupa também.
Levem sempre uma garrafinha para pegar a água das fontes gratuitas que estão espalhadas pela cidade em Roma. Por favor, não comprem água. Eu tenho minha garrafinha linda que comprei ai no Brasil. Entenderam? Pensem em quanto já economizei somente em água?
Onde tentamos entrar e desistimos por falta de tempo e muita gente?
Panteon: único lugar que tinha uma fila de espera com centenas de pessoas foi nesse local. Amo, acho um dos lugares mais impressionantes e queria ter mostrado para as meninas, mas o sol tava bombando e fazer fila naquele calor não rolou!! Mais uma coisa para a lista de coisas para elas fazerem numa próxima viagem.
E como já falei, no museu do Vaticano não fomos por falta de tempo.

Quais locais impressionaram mais as meninas em Roma?
Yazmin gostou muito de Fontana, Vaticano, Garibaldi. Já a Leyl escolheu Vaticano, Fontana e Coliseu
Interessante como as duas gostaram quase das mesmas coisas numa ordem diferente, né?
O que comemos em Roma?
Não riam por favor, mas só comemos pasta e pizza todos os dias. Horrível contar isso para vocês, mas essa foi a dura realidade que tivemos! hehehe
Mas confesso que ninguém aqui quer ouvir falar nessas comidas por um bom tempo!
Não cozinhamos nenhum dia, mas realmente testamos vários restaurantes indicados por nosso amigo Nico,que estão nesse artigo.
Também fomos em outros que achávamos pelo caminho ou perto de onde estávamos hospedados. Na próxima semana teremos um novo artigo sobre restaurantes em Roma!

O que não fazer em Roma? (que fizemos)
Sabe aquela história que sempre digo para vocês de não beberem e comerem em locais muito turísticos? Simmm! A amiga de vocês aqui e família fizeram a besteira de pedir dois cafés e dois sorvetes num restaurante na Piazza Navona. Foi bom? Sim! Foi uma experiência agradável? Sim! Repetiria? Nãooooooo pois deixamos uns quatro rins lá para pagar a conta! Muito caro! Não queiram saber quanto! Concluindo: não façam isso jamais! Ande meia quadra que a conta será 75% mais barata.
O que conhecemos nessa viagem a Roma?
1. Cidade do Vaticano
Foi diferente entrar e não ter milhares de pessoas juntas tentando ver tudo.
Não estou dizendo que estava vazio, mas que quando comparado com épocas normais, sem pandemia,totalmente diferente.
2. Fontana de Trevi
No primeiro dia quando chegamos lá estavam lavando, então aprendemos que se deve chegar mais pertinho do meio dia, tarde ou noite, para não correr o risco de ter que esperar ou ir conhecer outras coisas e depois voltar.
3. Panteon
Vimos somente por fora, como já expliquei acima.
4. Vitoriano
Edifício gigante que para mim é um dos mais impressionantes, pela sua grandeza.
5. Coliseu
Sem palavras para descrever pela sua beleza e história.
6. Fórum Romano
7. Circo Massimo
8. Piazza Navona
9. Piazza di Spagna
10. Piazza del Popolo
11. Bocca delLa Verità
12. Bairro Trastevere
13. Ilha Tiberina
14. Castelo de Sant’Angelo
15. Parque do Monte Apia
16. Igreja Santa Maria Maggiore
17. Villa Borghese
Dessa vez só vi por fora, mas já entrei nela. Estava fechada e não fui atrás para descobrir se é por causa da pandemia ou está em reforma.
Amados, poderia citar mais inúmeras coisas que vimos pois como vocês já viram andamos muitoooo! Pegamos muito metrô para chegar próximo dos pontos turísticos e curtimos muito!
As meninas amaram, acho que a idade foi a certa para irmos conhecer algo diferente com elas. Como já sabem, sempre escolhíamos cidades com praias quando eram mais novas, mas acho que já estão prontas para mudarmos os focos das viagens.
Se quiserem saber mais me chamem pelo direct do Instagram ou mandem e-mail, terei o maior prazer de ajudar vocês.
Bjoss e até o próximo artigo!













[…] Itália – Roma: viagem em família […]