Olá amados, tudo bom? Como tem passado? O ‘Novo normal’ das viagens já chegou?O que vocês acham?? Hoje vim contar da viagem de Oslo (Noruega) para Roma (Italia), fazendo conexão em Munique.
Mês passado escrevemos para vocês sobre outra viagem.pela europa.
Aqui na Noruega acabaram as restrições, como já contei para vocês no último artigo. Não precisa mais de máscaras, não tem exigência de distanciamento social, pode sentar ao lado do motorista do táxi. Antes, se estávamos em quatro, tinha uma separação com plástico ou acrílico para o motorista se proteger e não se contaminar.
Não precisa fazer quarentena na maioria dos países da União Européia, se você tiver o passaporte de vacinação ou o teste em dia.
Com essas novas regras facilitou UM POUCO as viagens para fora do país.
Porque falei um pouco?
Porque se vocês soubessem a quantidade de documentos e comprovantes que precisa para a viagem ocorrer, vocês sentiriam vontade de desistir.
Só não desistimos pois essa é a primeira e última oportunidade de viagem para as crianças que estão na escola. Primeira – pois desde o início do ano passado ninguém podia viajar para fora do país, era muito complicado e com necessidade de testes e quarentena. Última – pois na Noruega eles têm uma semana de férias escolares, e após as férias somente vão ter folga entre o Natal e Ano Novo. Lembrem-se que no hemisfério norte as férias maiores são no verão, que é de final de junho até agosto.
Quais as exigências para a Lufthansa?
1. Certificado de vacinação ou certificado de ter tido a doença do século, ou Teste rápido da doença.
2. Formulários de entrada no país do destino final devidamente preenchidos.
Sem um dos três primeiros itens você não embarca de jeito nenhum.
Só isso? Qual a dificuldade?
Precisa entrar no site da cia aérea e anexar todos os documentos solicitados. Só que quando se inicia esse processo, vão te pedir informações que você ainda não tem.
Exemplo: Para preencher o formulário solicitado pelas autoridades italianas, você precisa colocar as informações do formulário da cia, mas ainda não tá pronto, pois precisa das informações das autoridades.
Confuso? Simmmmm, e super demorado.
No final, conseguimos preencher todos os formulários e finalmente partimos para a Itália para curtir um clima e comida 1 milhão de vezes melhores que na Noruega.
Aeroporto de Oslo
Super tranquilo, sem filas, mas avião lotado.
Apesar das escolas terem apenas uma semana de férias, e milhares de pessoas resolverem viajar, a maioria já tinha usado o aeroporto no sábado, dia 01/10, e nós viajamos no domingo, justamente para fugir da confusão.
No check in foi super rápido, pois a conferência dos documentos foi feita via site. A única coisa que não é possível on-line é receber os bilhetes do voo, ou seja precisa obrigatoriamente passar pelos atendentes, em outras épocas ou recebíamos on-line ou fazíamos nas máquinas.
Aeroporto de Munique – Alemanha
Tinham dois policiais parados na saída do avião, chamando algumas pessoas aleatoriamente para conferir o passaporte de vacinação. Não solicitaram nada de nós.
Aeroporto de Roma – Itália
Sem controle nenhum, nenhum policial a vista.
Dentro do avião existe um controle muito rígido quanto ao uso das máscaras, mas somente isso, pois serviram comida e bebidas normalmente nos dois voos.
Como está a Itália quanto ao passaporte da vacinação?
Nos restaurantes pode-se sentar dentro somente se estiver totalmente vacinado.
Museus mesma coisa, para entrar precisa apresentar o passaporte.
E vocês estão com vontade de viajar? Quais são seus planos? Envie nos comentários ou por e-mail. Ficarei feliz em saber! Amados por hoje é isso, logo contarei a nossa aventura por Roma com adolescentes. Onde nos hospedamos, o que visitamos, comemos…
Bjosss e até o próximo artigo.