Olá amados, tudo bom? Como tem passado? Quem me acompanha sabe que fiquei no Brasil com minha família, e a trabalho também. Mas,como sempre digo que o que é bom passa muito rápido! E eu tive que voltar para a Noruega. Na primeira semana de setembro embarquei rumo à Oslo e vim contar para vocês como foi voltar para a Noruega, além de um pouco do que aconteceu em cada aeroporto. Não deixe de visitar os sites indicados!
Estou escrevendo esse artigo para contar como foi minha viagem, e não para confiarem nas informações que estão aqui para uma próxima viagem de vocês. As regras podem mudar rapidamente. Esse artigo é apenas um relato de como foi minha viagem, ok?
As fotos são do aeroporto de Frankfurt, Alemanha, com exceção da última, que é da fila para a polícia na Noruega.
Quais Companhias Aéreas voei:
1. Latam
2. Lufthansa
Quais voos que fiz?
1. Navegantes – Guarulhos
2. Guarulhos – Frankfurt
3. Frankfurt – Oslo
Quais exigências para a viagem atualmente nos aeroportos?
Como tenho visto de residência na Noruega e estou totalmente vacinada não tive exigências nenhuma além do comprovante de vacinação.
Para o comprovante de vacinação ser aceito na Noruega, deve ter as seguintes informações:
- nome completo e data de nascimento;
- data da vacinação e quantidade de doses;
- nome da vacina;
- nome da doença para qual foi vacinada;
- nome e endereço da instituição responsável pela vacinação da pessoa;
- confirmação (por escrito) ou, em formato eletrônico,qualificada ou com o selo eletrônico qualificado da pessoa que efetuou a vacinação.
Idiomas aceitos nesse documento: inglês, francês, alemão, italiano ou espanhol
Como foi o check in no aeroporto de Navegantes?
Sempre é muitoooo demorado, porque existe a necessidade dos funcionários lerem todas as regras dos dois países por onde precisei passar para chegar em Oslo. Não existem voos diretos do Brasil para a Noruega, infelizmente.
Dica da So para aeroporto e viagem:
1. Leia as exigências nos sites das cias aéreas e IATA todos os dias antes da viagem, porque nessa época que estamos vivendo as regras estão mudando muitooo rápido!
Confesso que tento ajudar e já levo prints, ou mesmo impressas, todas as informações que constam nos sites das cias aéreas que estou usando e da IATA, que sempre está super atualizada, muito mais que as próprias cias aéreas. Assim, caso as atendentes fizerem alguma pergunta já terei a resposta.
Ex. Nessa viagem, lá em Navegantes, a moça perguntou se eu havia preenchido o cadastro de entrada na Alemanha, que está no site do governo alemão. Eu respondi que não, pois não entraria no país, que isso não era exigido a quem estivesse somente fazendo conexão.
Ela voltou a ler e concordou que não precisava.
São coisas pequenas, mas que para nós torna-se mais fácil fazer antes da viagem. pois só temos que ler as regras dos aeroportos de países para onde iremos e/ ou fizermos conexão. Os funcionários das cias aéreas precisarão, no momento do check in, buscar essas mesmas informações em cada site, com uma fila gigante de pessoas para atender, que estão indo para vários países do mundo para onde é permitido viajar.
2. Caso o país para onde você viajar exija teste PCR traduzido para o inglês, se programe super direito, pois vi várias pessoas não podendo embarcar por causa do cálculo errado da data que deveriam ter feito o bendito teste.
3. Chegue bem antes no aeroporto, para que os atendentes tenham tempo de buscar as regras de entrada no país que você visitará. Porque elas farão ok? Não pense que o fato de você saber de cor e salteado tudo que estão exigindo ou ter provas dos sites, fará com que eles confiem só em você. Seu embarque só será autorizado se tiverem 100% de certeza que no próximo voo tudo estará certo.
Conexão no aeroporto de Guarulhos
Muita gente, e bem desorganizados.
Acredito que depois de muito tempo o avião não saia tão lotado,e foi uma bagunça o embarque.
Começaram a chamar as pessoas para o embarque e, do nada, começaram a gritar: “tem que ter o selo no cartão de embarque!” Oi? Quem chegou de outras cidades do Brasil não tinha o tal selo, cujo significado é se você tem o comprovante das 2 vacinas, além do passaporte certinho.
Achei um absurdo ter que passar novamente no balcão de embarque para a atendente fazer o mesmo controle que havia sido feito em Navegantes. O pessoal de SP não confia nos atendentes do restante do Brasil? Se deixaram embarcar é porque conferiram e muitooooo bem se já tínhamos os documentos necessários.
Ou seja, fila gigante para colocar o selo! Depois, outra fila gigante para embarque.
Conexão na Alemanha – Aeroporto de Frankfurt
Foi bastante tumultuado. Imagino que eles não estavam preparados para tantas pessoas viajando.
Ao desembarcar do avião já tinham policiais conferindo os passaportes, não de todos, eles chamavam apenas alguns, aleatoriamente.
No controle dos passaportes para mim foi tranquilo, a policial somente pediu o comprovante de vacinação.
Chegada no aeroporto da Noruega
Foi um caos! Fila gigante porque vários voos chegaram no mesmo horário.
Tive muita sorte porque um “organizador” da fila perguntou de qual país eu sou. Então, eu disse que tenho residência na Noruega. Por isso, ele me enviou para uma fila de pessoas não norueguesas e sem alguma nacionalidade da UE. Tinha pouquíssimas pessoas nessa fila, então em menos de 30 minutos eu estava liberada.
Apresentei o passaporte, cartão de residente e comprovante de vacinação e tudo ok. Consegui entrar no país!
Uffa! Cheguei!
Cansativo, não? Imagino que vocês também ficaram só de ler toda essa loucura! Mas para visitar minha família no Brasil vale a pena! Farei isso sempre enquanto tiver saúde para viajar!
Amados continuarei falando sobre a situação da Noruega, então acompanhem todas as sextas feiras as novas publicações.
Fiquem bem! Bjossss e até o próximo artigo!