Amados tudo bom?
Sigam nosso Instagram e nossa página do Facebook pois assim que tivermos artigo novo no blog avisaremos vocês pelas nossas redes sociais!
Facebook– https://www.facebook.com/brazilianstravel1/
Instagram– https://www.instagram.com/brazilianstravel/
Imigração: Como vai ser?
Depois que já vimos sobre qual roupa usar no voo, aeroporto, escolha do assento e dicas para sua viagem de avião ser mais confortável, chegamos em uma parte muito importante: a Imigração.
Depois de tudo que vimos nos outros posts, chegou a hora que você chega no aeroporto de entrada do país da sua viagem!
Chegando lá, você seguirá o fluxo das pessoas em direção a BAGGAGE ou LUGGAGE (vai estar na língua do país que você está visitando e em inglês).
Então, você vai chegar em um local onde será feito o Controle do Passaporte, (estará escrito Passport Control) que é onde vão carimbar o seu passaporte, ou vão te mandar para casa. Brincadeirinha! Sem pânico! hehehe
Se você estiver viajando para um país que exige visto antes de você viajar, como é o caso dos EUA e Dubai, como exemplo, isso não significa que automaticamente você pode entrar no país
Dentro do Controle de Passaporte você vai falar com um policial e é ele que tem a autoridade para decidir se você entra ou não no país.
Mesmo se não precisar de visto prévio a situação é a mesma. A decisão deles é soberana. Eles geralmente são educados, mas super rígidos.
Perguntas que geralmente são feitas pela imigração no Controle de Passaporte
1. Posso ver seu passaporte? Can I see your passport?
2. Qual o seu voo? What is your flight?
3. Motivo da viagem? What is the reason of your trip?
4. Onde ficará hospedada? Where will you stay? (Por favor, nunca saia do Brasil sem o endereço de onde vai ficar, ok?)
Obs: Como vocês vão ver aqui embaixo, já tive algumas situações em que foram muito rígidos, mas na grande maioria os policiais nem te dão bom dia, carimbam seu passaporte e só, o que é bom, não é? Sem perguntas… Ok?
Necessariamente, você precisa ter nessa hora:
- Passaporte com validade correta
Conforme já foi explicado num dos artigos a validade dependerá de cada país.
2. Seguro viagem obrigatório
Com cobertura mínima de 30 mil euros para a Europa e precisa estudar as exigências do país em relação a isso. (Já expliquei no artigo sobre planejar uma viagem internacional que acredito piamente que não se deve tirar o pé do Brasil sem ter feito um ótimo seguro viagem
3. Certificado Internacional de Vacinação
Exigido por alguns países, como a Austrália por exemplo.
A vacina para a febre amarela é a mais comum
4. Tenha pelo menos um pouco da moeda local contigo
Eu gosto de ter 100 euros/dólares por dia de viagem se forem até 10 dias, mais do que isso levo no cartão de crédito internacional, que deve ter um limite bom
5. Imprima a passagem de volta e comprovante de hotel pagos.
Se ficar na casa de amigos ou parentes tenha uma carta convite da pessoa que vai te hospedar.
6. Leve sua carteira profissional
Vínculo empregatício e comprovante de renda impressos. Nas minhas viagens somente precisei usar uma vez, mas isso é igual a seguro de carro, melhor ter e nunca usar
Situações chatas que já vivi
1. Me mandaram para o lugar errado!
Estava super atrasada para o segundo voo e um senhor que estava organizando as fileiras me enviou juntamente com outras 02 brasileiras para a fila do passaporte europeu.
Claro que chegamos lá e a policial gritou que estávamos no lugar errado. 🙁
Bora enfrentar a fila para o restante do mundo e quase perder o voo!
Argumentei com a louca que estava gritando?
Claro que não…fomos pianinho para o meio da multidão e rezei para o avião me esperar. hehehe
2. Foram rudes com a minha mãe, idosa
Em uma viagem não nos deixaram ficar com nossa mãe, que é uma senhorinha. Ela não fala espanhol e este policia foi extremamente mal educado por ela não entender a língua dele. Super desnecessário! Geralmente deixam os familiares fazerem o controle mas infelizmente passamos por essa situação;
3. Estava com uma amiga e, ao ser chamada, minha amiga foi comigo.
Mas o policial gritou com ela que deveria esperar a vez dela, tentamos argumentar que estávamos juntas mas o mesmo não permitiu.
4. Senti que ser brasileira pesou para a imigração 🙁
Em uma viagem estava com meu marido e a policial nos encheu de perguntas,nossas profissões, o que iríamos fazer no país dela… etc.
Segundo meu marido, que é norueguês, isso nunca aconteceu quando estava sozinho, ou seja: o fato de ser brasileira pesou.
5. Recebi uma “bronca” que não era minha
Outra situação muito chata foi quando o policial acabou descontando em mim a frustração de um conflito anterior.
Na minha frente havia um casal, não sei o que estava errado mas vi que o policial estava muito alterado e realmente quando chegou a mim vez, ele descontou em mim.
Ele só não perguntou a idade do meu cachorrinho, por que de resto…Foram muitas perguntas: Como eu estava viajando sozinha, se estava indo de férias para o país dele, etc.
Claramente estava tentando achar algo de errado para me mandar de volta!
Mas, como havia levado minha carteira profissional, endereço de hospedagem, comprovante de renda, passagem de volta e argumentei que não tinha interesse em ficar lá, ele me deixou passar.
Essas situações, infelizmente, dependerão se o policial está ou não de bom humor.
Não estou contando essas situações para assustar ninguém mas para mostrar que podem acontecer e, se acontecerem com vocês, o melhor é manter a calma!
Também já encontrei os simpáticos, às vezes eles querem saber sobre nosso país, por exemplo se gostam de futebol, ou quererem saber qual a língua que falam no Brasil, se é o espanhol! hehehe
O que eles vão avaliar na hora do controle de imigração?
Sua idade e motivo da sua viagem.
Já vi, em Amsterdam, uma moça ser barrada, e já ouvi relatos de brasileiros serem mandados de volta em vários países. Lembram da Espanha? Até mesmo uma estudante que iria apresentar um trabalho em um congresso foi “devolvida” para o Brasil pela imigração.
Você pode se rebelar com a decisão deles? NÃOOOOOO! É só para “arrumar encrenca”. Eles mandam e não tem nada que você possa fazer.
O que fazer quando a imigração me fizer perguntas?
1.Ficar calmo e tentar responder as perguntas que a imigração fizer.
Mas eu não falo inglês, e agora?
Peça ajuda para alguém (com a autorização deles antes)
Nunca pude ajudar ninguém pois não falo inglês muito bem, mas já vi uma moça da fila perguntar para o policial se poderia ir até eles e ajudar outra menina que não conseguia entender as perguntas. Ele deixou.
2.Fale baixo enquanto aguarda ser chamada.
Não grite! Não faça escândalo, mesmo se estiver atrasada.
Peça educadamente para as pessoas da fila se você pode passar.
Mas, já aviso, geralmente não vão deixar. O jeitinho brasileiro não é bem visto fora do país, ok? Pense que praticamente todos estarão na mesma situação de correr contra o relógio para não perder a conexão, por exemplo. Se planeje bem e tenha paciência!
3. Seja discreta nas suas roupas para não chamar a atenção da imigração
Se você ainda não viu, corre para ver as dicas sobre roupas para viajar de avião.
Não esteja vestida como perua ou, se você é homem, não vá maltrapilho.
Tentem passar despercebidos, ou seja, não chame atenção fazendo ou usando algo muito diferente.
Ou seja: Roupas discretas, sem decotes, sem salto alto, maquiagem discreta. Ponto.
Não venham com “mimimi” falando que é preconceito deles se a pessoa não estiver muito “arrumada” pois, e se for? O que vai fazer?
Então, vai exigir um advogado reivindicando seus direitos para entrar no país deles? Não, você vai ficar quietinho e acatar a decisão.
Já vi uma única moça da fila de desembarque ser levada antes mesmo de chegarmos na imigração porque ela chamava muitaaaa atenção por estar muitooo arrumada! Ela parecia realmente que tinha saído do Bairro Vermelho de Amsterdã (famoso por ser uma zona de prostituição legalizada).
É feio eu ficar falando tudo isso? Não, feio vai ser se você não for discreto e passar vergonha na frente de muita gente e ainda ser mandada de volta para o Brasil!
Às vezes a gente tem que dançar conforme a música, como se diz. Se você gosta, deixe para usar essas roupas em outras ocasiões que não irão te causar problemas!
4.Não fotografe nadaaaaa enquanto estiver no controle de imigração
Não faça selfies, pelo amor de Deus!
Pois já vi pessoas levando “o esporro” pois ficaram querendo aparecer nas mídias sociais, esquecendo que não era hora de brincar! Existem placas avisando que é proibido usar o celular para falar ou tirar fotos no local.
Afinal, os policiais estão lá trabalhando, cumprindo o papel deles, e qualquer coisa será motivo para eles complicarem sua vida!
5. Nunca leve pacote ou encomenda de ninguém
Vocês já devem ter lido que existem muitos casos de “mulas” que são agenciadas para levar droga para outros países, então não tentem ser legais com ninguém que você conheceu dentro do aeroporto ou avião, por mais simpáticas que elas aparentam ser, ok?
Lembrem-se que quem faz coisa errada não escreve isso na testa!
Então, também na sua cidade, se algum amigo pedir para levar “presentes” para alguém, abra e se certifique que não tem nada escondido, pois depois não vai adiantar explicar que a droga encontrada não é sua. Não vai colar e você vai acabar presa.
Lembra do caso do brasileiro executado na Indonésia? Isso é muito sério e vocês não podem dar bobeira! Nos grandes aeroportos os policiais passam com cães farejadores para procurar drogas.
6. Tenha o número da embaixada brasileira e consulado sempre com você
Existe um acordo internacional o qual diz que a embaixada do país do preso deve ser avisada quando ocorrer essa situação, mas sei de brasileiros que não tiveram esse direito respeitado em determinado país.
Ou seja, é importante você pedir para fazer a ligação se por azar acontecer algo contigo no aeroporto.
Também é o caso de se na viagem você tiver algum problema (tipo perder o passaporte) e precisar de orientação, primeiro ligue para a embaixada ou consulado.
Nunca precisei mas sei que eles estão nos países para também ajudar o brasileiro nas situações difíceis. Claro, que se você tiver uma dor de barriga não vai ligar para eles! Essas situações menos complexas você conta com o Seguro de Viagem que eu expliquei lá no primeiro post de dicas do blog!
E ai? Ficou mais tranquilo? Para mais dicas como essas,veja nossa série #boraplanejar
🙏🙏😘😘