Contarei agora minha aventura em Londres para estudar inglês!

Intercâmbio de línguas: Tem idade máxima para fazer?
As escolas de línguas no mundo relatam um aumento de 50% no números de adultos com mais de 40 anos interessados em estudar fora de seus países!
A motivação é diversa, mas além de aprender uma nova língua na maioria das vezes existe a vontade de viver a experiência que por algum motivo, geralmente financeiro, não foi possível realizar quando jovem.
Um artigo da revista Viagem e Turismo fala de vários países com cursos voltados para pessoas acima dos, 40, 50 e 60 anos! Leiam e descubram quais países são interessantes para você.
Minha experiência estudando fora do país aos 48 anos
Fui para Londres fazer intercâmbio aos 47 anos mas não fui para os cursos oferecidos para pessoas com mais de 40 ou 60 anos.
Existem cursos chamados 40+, 50+ e 60+ como está muito bem exemplificado na matéria da Viagem e Turismo que compartilhei com vocês.
Desculpas que mais ouço quando conto para amigos que fui fazer o intercâmbio e dizem que sonham em fazer o mesmo!

# Ah, mas sou casada/o, tenho filhos!
“Não vou conseguir fazer agora, quem sabe quando meus filhos forem para faculdade…”
Solução: É só combinar com o outro pai, assim vocês se revezam e dá um tempo para estudar por 4 semanas, que seja, uma outra língua em outro país.
Acho saudável até mesmo para o casamento. Eu fiz, minha irmã fez, tenho uma grande amiga que também fez e todas somos casadas, e bem casadas, e o casamento não acabou por isso. Somente seria motivo de término de relação se o problema fosse preexistente a viagem.
#Não tenho tempo…
Ué, mas você não tem 4 semanas de férias? Questão de priorizar!
Importante
A única desculpa aceita é se você não tiver grana, pois a gente sabe que hoje em dia está complicado para todo mundo! Com as crianças muito pequenas, também sabemos que é complicado, é melhor esperar elas crescerem um pouquinho!
Posso tirar um tempo só para mim e ir fazer intercâmbio?

Uma vez ouvi de uma paciente, que adoro, que se eu morresse ela procuraria outro dentista. Engraçado? Não, pois é verdade!
Ou seja, as pessoas sobrevivem na nossa ausência e até valorizam mais nossa presença e esforço nas tarefas diárias.
Minha paciente falou isso pois eu nunca tirava férias, e aos 37 resolvi tirar 17 dias, minha primeira viagem para a Europa! Estava nervosa e achava que meus pacientes iriam morrer de dor de dente sem mim!! hehehe
Alguém morreu? Claro que não…
Perdi pacientes? Claro que não… Logo…
Passos para fazer o intercâmbio

1- Procurar uma agência ou consultor especializado em intercâmbio
Quando iniciei o planejamento para o intercâmbio, a primeira coisa que fiz foi procurar uma pessoa confiável e capacitada para me orientar.
Tive sorte porque o marido de uma das minhas melhores amigas de Florianópolis é mega especializado em intercâmbios e foi a ele que recorri para fazer tudo certinho.
Super recomendo você fazer isso e não fazer nada sozinha pois já li relatos de amigos que caíram em roubadas! (literalmente ok?)
Contarei mais abaixo os perrengues que uma amiga teve no intercâmbio!
Desde o início, o consultor que me orientava me avisou que 1 mês era muito pouco e não daria um up legal no meu nível de inglês, mas era o que eu podia fazer.
Melhor não ir? Claro que você deve ir! Mesmo que sejam para ficar 1 semana como outra amiga minha já fez… Qualquer tempo para uma experiência dessas é super válida.
2- Decidir com o consultor qual a melhor opção de cidade, escola e curso de intercâmbio é o ideal para você
Você deve avaliar suas prioridades e sua situação financeira na hora de escolher como vai fazer seu intercâmbio.
Eu, por exemplo, decidi ir para Londres por um tempo menor do que se fosse para Malta, pois queria ter a experiência de morar em Londres, que para mim era e ainda é um sonho.
Como priorizei a localização da minha acomodação, acabei optando por uma escola que não tinha curso 40+.
A escola que eu escolhi foi a International House London – que fica do ladinho do Covent Garden, uma das regiões mais lindas e imperdíveis para uma visita a Londres.
Recomendo? Sim! Adorei a estrutura de lá e eles tinham ótimos professores.

Fiz a melhor opção de curso de Intercâmbio? O que eu entendi agora que passei por isso?
Nunca acredite no teste online que você faz para saber qual seu nível de inglês.
Eu fiz e fiquei no pré-intermediário. Era o correto? Não era não, tanto que depois de alguns dias precisei dar um passo atrás para aproveitar melhor o curso e ajudei uma amiga da Argentina, que adoro, a mudar o nível dela.
Percebi que ela era hiper avançada para o nível em que estávamos, e realmente ela ficou feliz quando foi para outra turma com nível mais avançado. Ou seja, ambas estávamos em níveis errados.
Ou seja, o teste online para mim avaliou minha compreensão escrita, que é muito mais fácil que a oral, então preste atenção no primeiro dia, se você entende somente 30% a 40% do que estão falando é porquê você está no nível errado!
Por outro lado, se não precisa pensar e não sofre nada ao conversar e resolver os exercícios propostos, isso significa você pode ir para um nível mais avançado.
Gente essa foi a experiência que tive ok? Não sou professora e profunda conhecedora do assunto, somente compartilho com vocês minha visão com base na experiência que tive!
Acomodação – Onde fiquei hospedada?
Em uma acomodação da própria escola. Chama-se Chapter Kings Cross.
A localização é ótima pois fica ao lado das estações de metrô St.Pancras International e King’s Cross (onde o filme Harry Potter tem cenas!).
Então, eu só pegava 1 linha (acho que era a Piccadilly) e depois de 2 ou 3 paradas do metrô eu já chegava pertinho da escola. Era muitoooo rápido.

Algumas universidades e escolas de inglês têm alunos hospedados lá, ou seja, você não pode simplesmente ligar e pedir para morar lá, precisa estar matriculada em um curso de inglês de uma das escolas que têm vínculo com eles.
Tanto que a negociação é feita diretamente com a escola, somente temos contato com eles na hora da chegada para se hospedar.
Achei o tamanho do estúdio perfeito para 1 pessoa, tem um banheiro ótimo, uma mini cozinha e geladeira.
Vantagens de ficar hospedada sozinha durante o Intercâmbio

Você tem seu cantinho em um estúdio pequeno, mas com cozinha e banheiro, o que facilita sua alimentação, principalmente para quem assim como eu não curte fazer refeições em restaurantes o tempo todo! Gosto de comidas simples. Isso também pode ajudar a economizar!
Desvantagens
Se você ficar em uma casa de família (essa é uma opção oferecida pelas agências), você vai ter um contato muito maior com a língua e cultura local. Porém, preste atenção no que vou relatar abaixo!
Fique de olho caso você for se hospedar na casa de alguém durante o intercâmbio!
Tenho uma amiga que, durante seu intercâmbio em um país da Europa, ficou na casa de uma senhora.
Quando chegou lá, foi avisada por outro hóspede que era para ter cuidado com o filho da senhora dona da casa, que não morava lá, mas que fazia visitas esporádicas e, nessas visitas, costumavam sumir coisas.
Já no primeiro dia de intercâmbio sumiu um pouco do dinheiro. Ela ficou muito constrangida e nervosa de falar para a dona da casa pois ainda teria 30 dias no local.
A partir daquele dia, começou a esconder melhor a grana, levar um pouco mais com ela e chavear a porta. Quase no final do intercâmbio, a proprietária avisou que trocariam alguma coisa no quarto e ela tinha que deixar a porta aberta. Claro que quando minha amiga chegou, havia sumido muito mais dinheiro que da primeira vez!
Ela chorou muito e dessa vez falou para a proprietária da casa.A senhora nem piou e devolveu a grana a ela. Óbvio que ela sabia que tinha um filho ladrão!
Por essas histórias que prefiro ter meu cantinho. Porém, sei que esse tipo de situação não é o normal nesses alojamentos pois essas famílias são super avaliadas e caem fora do programa caso não cumpram os requisitos.
Transporte em Londres durante minha estadia

Comprei um cartão chamado Oyster, que servia para metrô e ônibus e pode comprar para um mês.
Geralmente eu ia de metrô pois era mais rápido, mas usei o ônibus também!
Foi ótimo comprar transporte ilimitado por um mês, então todos dias depois da aula eu ia conhecer um local diferente. Tenho certeza que se fosse comprar a passagem todos os dias teria curtido bem menos.
Fazendo intercâmbio com pessoas mais jovens
Eram jovens com em média 20 anos que estudavam comigo. Fiz grandes amizades lá! Conheci gente de diversos países como: Arábia Saudita, Argentina, Japão, Espanha, Irã, China e Itália.
Recomendo? Simmmm! Não tive problemas em me entrosar com eles. Acho que estudar com pessoas jovens te faz correr atrás pois o raciocínio deles é muito mais rápido, eles estão no auge dos estudos deles.

Sofri bullying? Nem um pouco, pelo contrário, eles olham para gente com admiração quando contamos nossas histórias de vida e infelizmente os jovens de hoje, por viverem no mundinho digital deles, não leem mais, então o que senti foi que em termos de conhecimentos gerais estamos muito melhor que eles! Nossa geração sempre leu muito mais.
Ah mas você vai falar que tenho mais conhecimentos gerais pela minha idade? Não é bem assim. Por exemplo, a maioria não sabia quem é o presidente do Estados Unidos. Tem algo haver com minha idade? Não, é questão de saber o que rola no mundo, e só conseguimos isso lendo muito.
Meu inglês deu um upgrade?
Não, melhorou mas continua super fraquinho…Mas eu já havia sido avisada no início do planejamento, que 4 semanas não eram suficientes para mudar meu nível de inglês.

Me arrependo? De jeito nenhum! Faria tudo novamente e também não mudaria de cidade.
Poder sair da aula, pegar o metrô e a cada dia passear em um bairro diferente para ver as milhares de atrações que existem nessa cidade maravilhosa, valeu super a pena! Quero voltar e ficar mais tempo, meu sonho!
E você, tem um sonho em relação a estudar fora? Bora realizar?
Gostou das dicas? Tem alguma para compartilhar com a gente? Deixa nos comentários!
Contato do Consultor de Viagens e Intercâmbios
Carlos Hoss
carloshoss@terra.com.br
Sigam nossas redes sociais:
Facebook-https://www.facebook.com/brazilianstravel1/
Instagram-https://www.instagram.com/brazilianstravel/
Beijos da So! Vejo vocês na nossa próxima viagem!