Olá, amados, tudo bem? Como tem passado? Quem me acompanha aqui sabe da minha paixão por trens. Eu realmente acho um desperdício de tempo toda a função dentro de um aeroporto! São horas para fazer despacho de malas, segurança etc…Enquanto que para viajar de trem é tudo muito rápido! Pela foto acima, podem ver a minha cara de felicidade por estar viajando de trem! E olha a coincidência a cor do trem com meu vestido, sintonia total! Hehe
No artigos abaixo conto como foi minha viagem de trem em Nova Iorque e depois Washington,fomos de trem para lá. Ou seja, sempre que posso essa será minha opção de deslocamento entre cidades e países!
Outra viagem que fizemos de trem foi para o sul da Espanha, região da Andaluzia. Foi mega rápido e tranquilo.
Dessa vez resolvemos sair de Madri e ir para Barcelona de trem rápido. Então, nesse artigo contarei como foi a ida e volta dessa viagem.
A foto é da estação Atocha de Madri. Lindíssima!
Viagem de trem: Madri – Barcelona
Distância percorrida – 600 km
Local de saída e chegada em Madri: Estação Puerta de Atocha
Local de chegada e saída em Barcelona: Estação Sants
FOTO 03
Empresa para ida: AVE
Empresa para volta: Ouigo
Preços das passagens de trem:
Ida: 100 euros
Volta: 59 euros
Vocês devem estar achandessas passagens caras, e super concordo com vocês. Mas o problema foi a decisão de última hora do casal aqui. Não nos programamos e quisemos viajar para aproveitar o feriado que teve…E aí já viu né? Essa não é uma decisão inteligente!
Tempo de ida: 2h30
Tempo de volta: 2h52 min, sendo que tivemos duas paradas, então demorou um pouquinho mais… Mas nada que nos incomodou, pois realmente é muitoooo rápido.
Como foi a saída de Madri?
Caos! E não pela estação de trem, mas porque era uma sexta-feira e todos os madrilenhos saíram de carro naquele dia. Um trajeto de 10 minutos, levamos cerca de 30. É óbvio que fiquei mega nervosa pois não gosto de chegar em cima da hora e fazer tudo correndo.
Ao chegarmos perto da estação descemos do táxi e fomos caminhando para chegar antes.
Lá dentro precisa fazer segurança, mas não é tão complicada como nos aeroportos.
Funciona assim: você coloca sua mala e bolsa, sem ter que tirar computadores e coisas dos bolsos, numa esteira. Então só escaneiam seu bilhete e acabou! Apesar de ter uma fila gigante foi muitooo rápido!
Dica: prestar atenção na entrada no trem. Nosso vagão era o seis e ao chegarmos na plataforma fomos andando… não achamos o nosso, acabava no 15. Entõa voltamos e descobrimos que tinham dois trens grudados e o nosso estava após o final do primeiro.
Conforto no trem:
As poltronas são mais espaçosas que nos aviões.
Serviços durante a viagem:
Segue o cardápio do que poderíamos pedir:
Banheiros:
Cada vagão tinha cerca de 40 pessoas e um banheiro. Na ida era mais limpo, já na volta o nosso banheiro estava trancado e cheirando mal mesmo fechado. Fomos no outro vagão, que estava ok.
A foto acima é de um recadinho da empresa que voltamos, a Ouigo, dando uma cutucada na empresa AVE, que é a que usamos para ir para Barcelona. Em português, está escrito: “não somos aves mas também voamos”.
Sentiram a concorrência? Hehehe
Viajando de trem com crianças
Acho mais confortável, pois na nossa frente tinha uma família de quatro adultos e duas crianças. Sentaram todos os juntos em poltronas, como se fosse uma mesa de jantar, então conseguiram se ajudar mais do que se estivessem em portonas de duas pessoas.
A foto acima é da estação Sants em Barcelona, linda, gigante e parece um aeroporto!
Conselhos para sua viagem de trem:
- Comprar super antecipadamente as passagens.
- Não chegar em cima da hora, pois pode ter filas para fazer a segurança. Claro que não precisa ser tanto como num aeroporto.
- Comprar água e comida antes, pois na viagem é mais caro. Faça sua “marmitinha”. Eu comprei água e biscoitos, meu marido água e um sanduíche.
Amados, vocês já viajaram de trem? Tem algum trajeto que recomenda? Conta que ficaremos felizes em compartilhar aqui com nossos amigos.
Bjoss e até o próximo artigo.
Vem viajar comigo! ❤️