Olá amados, tudo bom? Como tem passado? Hoje contarei para vocês como foi meu regresso para a Europa na classe executiva da Latam. Clarooo que estou triste porque “odeio” deixar minha família.
Lá estou eu falando a palavra “odeio” novamente! hehehe
Lembram que já contei que tive problemas com a nova geração que não aceita as duras palavras do meu vocabulário? Enfim… essa sou eu! E se você está aqui é porque gosta do meu jeito simples de contar sobre minhas viagens e experiências.
Vocês lembram que contei nesse artigo sobre uma tentativa de fazer upgrade e não consegui?
Nessa última viagem consegui comprar antecipadamente, então não tive problemas com a Latam, foi super tranquilo e cheguei mega descansada.
Lembram da frase usada por muitos? “Se você nunca viajou na classe executiva não sentirá falta porque nem sabe das mordomias que tem lá”?
Mas se você já provou o gostinho, voltar para a classe econômica é muitoo complicado” hehehe
Quem aqui também ama uma mordomia levanta a mão!
Bora lá conhecer a executiva da Latam?
Usei a Latam no trajeto Florianópolis – Madri.
Fiz conexão em Guarulhos, e levou cerca de uma hora até lá.
Já de São Paulo até Madri, levou 9h32 minutos.
Quanto tempo antes comprei a passagem?
Muito tempo para conseguir um preço razoável, pois é impossível dizer que foi um preço baixo.
Prefiro não dizer quanto paguei pois de nada adiantará eu contar a vocês. Os preços mudam o tempo todo dependendo das datas. Por exemplo julho e agosto será muito caro viajar em qualquer classe, pois no Brasil temos férias escolares em julho e na maioria dos países do hemisfério norte teremos as férias escolares em julho e agosto, que é o verão europeu.
Entenderam como vários fatores podem influenciar os preços?
Sempre lembrem que pode comprar super antecipadamente para tentar um preço melhor, assim como também pode parcelar em várias vezes.
Como sempre escrevi nos meus artigos, tente deixar a passagem e hotel pagos antes da viagem para conseguir aproveitar mais, sem essa preocupação quando chegar a hora de viajar.
Tive alguma vantagem em Florianópolis por estar na classe executiva?
Teria se tivesse fila, mas como cheguei três hora antes. Por quê? Por conta de um um ciclone extratropical passando pelo sul do Brasil…não parava de chover, então eu resolvi sair de casa super cedo para não ter surpresas no caminho.
Tive alguma vantagem no aeroporto de Guarulhos?
Sim, pude usar a sala VIP da Latam, onde pude comer.
Encontrei uma amiga que conheci no voo e tomamos um espumante para brindar a amizade!
Quem estava lá dentro e fiquei louca para falar, tirar uma foto junto, era o Tadeu Schmidt e a esposa.
Eu assisti a entrevista dele dizendo que tiraria férias e viajaria. Não o importunei, pois acho que precisamos respeitar o momento deles. Mas sou mega fã e admiro muitooo o trabalho dele! Ele que me perdoe por eu ter tirado a foto e publicado sem autorização, mas é uma homenagem pelo excelente profissional que ele é!
Portão de embarque
Quando cheguei no portão de embarque fui perguntar para o atendente se eu precisava mostrar novamente os documentos e recebi a resposta que sim! Ele me mandou entrar numa fila de umas 200 pessoas, todos que fizeram embarque fora de Guarulhos precisam validar os documentos novamente! Um absurdo! Não confiam nos colegas de outras cidades?
Enfim, perguntei se mesmo tendo um bilhete da classe executiva teria que ir para o final da fila e ele disse que sim.
Gente, estou hiper acostumada a viajar na classe econômica e sabia que não era bem assim, quem paga para ir de executiva não enfrenta fila minha gente! É uma das razões pelo preço ser salgado.
Eles nos tratam como se fôssemos da realeza inglesa. Como não é sempre que tenho o privilégio de não viajar como uma simples mortal falei: paguei muuito caro para ir para aquela fila, não vou não!
Pareceu grosseiro? Não foi, eu falei rindo, e ele na hora viu que tinha falado besteira e corrigiu: vou conferir seus documentos, você tá certa, me desculpe! E fez!
Amados, lembrem-se que somos chamados pelo nosso nome na classe executiva, não enfrentamos filas e temos mais um monte de mordomias que contarei daqui até terminar o artigo. Já enfrentei aquela fila um milhão de vezes e sabia que não estava certo ir para lá.
Prioridade para entrar no avião:
Antes dos passageiros da classe executiva, somente as prioridades por lei. Então entram antes idosos, gestantes e famílias com crianças mais jovens.
Assento e nécessaire
Os assentos no avião que voei estavam na seguinte disposição: laterais com 1 poltrona sozinha , que é a minha 4J, e no centro 2 poltronas pertinho umas das outras. Mas tem uma divisória entre as duas.Claro que se você viajar com seu cônjuge não ficará pertinho.
Já viajei na classe executiva de outra empresa com uma disposição de assentos onde fiquei “presa” perto da janela, e para sair tinha que pular por cima do meu marido para não acordá-lo quando quis ir ao banheiro.
Acho à disposição desse avião maravilhosa pois ninguém fica preso quando quiser caminhar ou ir ao banheiro.
Além do assento reclinar e você viajar deitada ainda recebe lençol, cobertor, travesseiro, chinelo e nécessaire com escova de dentes, creme dental, cremes para mãos, etc..
Logo que você entra, uma aeromoça vem te dar as boas vindas e depois perguntar o que você vai querer para o jantar e café da manhã.
Como vocês podem ver no menu tem várias opções. Quando viajei para o Brasil, também na classe executiva, comi a pasta e estava uma delícia! Nessa viagem pedi a carne, que também estava ótima.
Quando o jantar ou café da manhã é servido, as aeromoças colocam uma toalhinha para depois colocar a comida em cima, você recebe talheres de verdade e guardanapo de tecido ao invés de papel.
O que mais amo ao viajar na classe executiva?
Claro que poder deitar para dormir faz muita diferença, quem não ama? Mas não enfrentar filas acho que marca muito mais para mim.
Estou numa fase que tenho pavor de filas, não curto gente grudada em mim, empurrando como se isso fosse acelerar o processo de check in ou entrada no avião. E, como descrevi, não enfrentei fila nenhuma.
Na foto acima estou deitada com o cobertor por cima de mim, e é claro com o cinto, que não devemos tirar nunca quando estamos sentados ou deitados, independente do sinal de colocar cintos estar ligado ou não. Acho que é mais prudente!
Recomendo você somente viajar em classe executiva?
Não, não e não!
Quando você tem muitaaaa grana, aí pode viajar somente na classe executiva, mas caso seu dinheiro para viagens seja contadinho, viaje na econômica mesmo, não tem necessidade, ok? É sim maravilhoso, mas você não vai morrer por enfrentar filas e viajar com menos conforto.
Estou vivendo na Europa desde 2016 e todos os anos viajei no mínimo 2 vezes ao Brasil, então sem chance de ter feito mais de 12 viagens de classe executiva, né?
Seria um sonho, mas também um grande desperdício de dinheiro! Haaaaa como assim desperdício?? Ta louca? Seria uma maravilha ter viajado na classe executiva todas as viagens, mas também com tudo que teria gastado daria para comprar algo bem caro no Brasil.
Como vocês já sabem, sou mega pão dura e somente algumas vezes e por alguns motivos me dou esses presentes especiais! Melhor nem contar para vocês o motivo que me dei essa viagem! hehehe
Babado forte, que vocês com certeza me apoiariam!!
Dormi nesse voo?
Sim, mas nãotanto como gostaria. Assisti um filme mais ou menos, por isso nem vou recomendar. Jantei, escrevi quase todo esse artigo, tirei algumas fotos, escovei os dentes e só faltavam 6 horas para chegar em Madri, ou seja, “perdi” 3 horas de sono.
Quando faltavam 3 horas para chegar, acordei com o cheiro da comida que eles começam a esquentar super cedo, até tentei dormir mais e acredito que consegui por mais 1 hora (ou seja dormi umas 4 horas).
Vejam na foto como o assento reclina total:
Curiosidades desses dois voos para a Europa
No primeiro voo conheci uma mulher linda, chique e querida! Ficamos conversando o voo todo. Não foi uma viagem tranquila por causa da turbulência, mas o tempo passou voando e ela já viajou o mundo todo, conhece muitos países e adoraria contar algumas das viagens dela para vocês! Tenho certeza que vocês iriam amar!
Outra coisa que aconteceu foi que dois homens entraram com esse cachorro gigante da foto, acredito que era um cachorro terapeutico, sabe? Aqueles que servem de calmante para os viajantes. Quando vi ele deitado e pegando todo o espaço dos pés vi que aquilo não funcionaria…E sim, já levaram eles para outro lugar onde a disposição dos assentos era diferente e “caberia” o gigante lindo da foto
Conclusão sobre a classe executiva da Latam
Já viajei na executiva da KLM e Air France. Confesso que prefiro a Latam.
Pode ser que seja pela facilidade da língua, ser atendida pelas aeromoças em português é mais gostoso e aconchegante… Também achei mais confortável o assento.
Recordo que o assento de uma das outras 2 cias aéreas não era tão confortável como esse avião.
Amados, bora viajar?
Planeje e vá para um lugar que está na sua lista de desejos… Pode ser de carro, ônibus, avião…O importante é sair um pouco da rotina, fará super bem para sua mente e alma!
Bjoss e até o próximo artigo.