Olá amados, tudo bom? Como tem passado? Hoje contarei sobre o que aconteceu comigo, em uma das viagens que fiz do Brasil para Europa no início do ano, e precisei fazer um upgrade. Pensei muito se deveria escrever sobre isso, mas como é um relato de uma decisão estúpida da empresa, onde eu não fiz absolutamente nada de errado, resolvi contar para vocês, tanto pra manifestar minha opinião sobre a política quanto para que vocês fiquem atentos se forem usar a mesma cia aerea!
O voo saiu de Florianópolis e iria para Oslo.
Relato da experiência com upgrade
Sai do aeroporto de Florianópolis sem conseguir fazer um upgrade de classe de viagem.
O que significa isso?
Comprei uma viagem em classe econômica, mas no dia do embarque ou antes tentei pagar a diferença para viajar numa outra classe ( geralmente se vai na business). Nunca viajei na primeira classe de nenhum avião.
As cias aéreas colocam um valor altíssimo no preço, e quando a viagem se aproxima às vezes, se não conseguiram vender todas as poltronas, o preço baixa, ou ainda você compra a passagem econômica já numa espécie de leilão. Funciona assim: você oferece um valor x para mudar de classe, e aí quem ofertar mais conseguirá o upgrade, sendo que não é possível ver os lances dos outros passageiros.
A Latam tem esse sistema de ofertar e aguardar o dia da viagem para sabermos se conseguimos o upgrade ou não. Já tive viagens que na hora do checkin me ofereceram o upgrade,por uma quantia considerável, mas possível de pagar.
Experiência de upgrade com a Lufthansa
Essa viagem que vou descrever para vocês foi com a cia aérea Lufthansa, e várias vezes fui ver quanto custava a diferença para o upgrade. Mas, por ser início de janeiro achei melhor não pagar o preço.
Porém, por ter tido um probleminha de saúde antes da viagem,decidi pagar o que eles quisessem para fazer o upgrade. Cheguei no aeroporto de Floripa e já tentei fazer na hora do check in mesmo, mas fui informada que somente em Guarulhos eu conseguiria fazer.
Chegando em SP fui direto para o balcão, torcendo para que ainda tivesse disponibilidade de lugares!
Embarque em Guarulhos
O embarque ainda não tinha iniciado. Ok não faltavam 3 horas, mas imagino que até a decolagem demorou mais de 1h30. E, para minha felicidade, a sra disse:
“Tem ASSENTOS disponíveis!” Pensa na minha felicidade! Você viajar deitado por 12 horas é muitoooo diferente que ficar sentado numa poltrona apertada pelo mesmo tempo!
Aí a sra disse: Verei se ainda é possível fazer a troca!
Eu: Oi, como assim? Se tem lugar, o que seria impeditivo de eu não poder fazer o upgrade?
Então a mesma sra retorna e diz que pelo tempo não tem mais como “preparar” a troca.
Confesso que nessa hora tive que juntar todos os meus anos de terapia para calmamente perguntar que m&rd@. significava aquela frase. E, para minha surpresa, ela disse que não tinha comida para mim. Eu retruquei dizendo que não queria comida, e sim queria dormir, viajar deitada. Água seria o suficiente já que estou acostumada a fazer jejum intermitente de 12 horas, que é o tempo que o voo levaria.
Genteeeeee quem trabalha com vendas vai me entender agora, a minha indignação.
Política da empresa para upgrade:
A sra disse que a política da e empresa não permitia que fizessem o upgrade tão em cima do horário da decolagem.
Como assim???????
Preciso conversar com o CEO da cia e mostrar para ele que isso é estupido, que já fiz upgrade dentro do avião, durante a viagem na cia aérea Air France. Além disso, na última viagem que havia feito com a Latam para o Brasil cheguei no aeroporto em Madri e a moça me ofereceu o upgrade com menos de 2 horas para a decolagem.
Valor que eu economizei e a cia aérea perdeu!
Hoje que já passou, confesso estar feliz por não ter conseguido, pois esse valor da diferença daria mais uma viagem para o Brasil de classe econômica, mas os “inteligentes” perderam muita grana.
A explicação da sra que foi curta e grossa: pela política da empresa não teriam tempo de arrumar o assento para mim.
O que custa eles perderem 2-3 pratos da comida maravilhosa (ironicamente falando) e deixar os cobertores e travesseiros prontos para upgrades de última hora?
Fiquei calculando: se eu estivesse com meu esposo e seria a mesma situação, não nos deixariam mudar de classe então perderiam muito R$$, sendo que os assentos não foram ocupados nessa viagem.
Minha opinião sobre a política
Como empresária vejo que são decisões nada inteligentes como essa (estou aprendendo que não posso mais usar palavras como: odiei, horrível, burras com a nova geração pois se ofendem demais) que quando juntam todos esses valores perdidos por uma decisão que pode ser modificada, chegaria-se no final do mês com lucro mais significativo, ou um prejuízo menor.
Amados, esse artigo pareceu muito tolo? Sim concordo com vocês, mas achei interessante mostrar que quando tomamos decisões estúpidas nas nossas vidas, financeiramente falando, poderemos ter consequências futuras.
Não acredito que a Lufthansa quebrará num futuro próximo, mas estamos vendo tantas cias aéreas falindo que qualquer decisão burra deveria ser revista. #lufthansadecisaoestupida
Bjos amados e até o próximo artigo! Não esqueçam de seguir nossas redes sociais!
[…] Upgrade para classe executiva: relato de caso […]