Oiee amados, tudo bom? Sabemos por tudo que está acontecendo com essa pandemia ocasionada pelo coronavírus que os próximos meses, senão anos, serão tempos mega difíceis para todo mundo mesmo. Não só uma expressão de linguagem, mas realmente o mundo todo viverá uma recessão sem igual. Por isso, uma medida importante agora é economizar!
Os governantes do mundo todo estão super preocupados tentando encontrar fórmulas mágicas para que isso não impacte tanto na vida da população mas sabemos que não existem milagres e infelizmente a população mundial sofrerá as consequências dessa crise.
Sigam nosso Instagram e nossa página do Facebook pois assim que tivermos artigo novo no blog avisaremos vocês pelas nossas redes sociais!
Facebook https://www.facebook.com/brazilianstravel1/
Instagram: https://www.instagram.com/brazilianstravel/
Facebook: https://www.facebook.com/brazilianstravel1
Instagram: https://www.instagram.com/brazilianstravel/
Milhões de pessoas pelo mundo já perderam seus empregos. Aqui na Noruega milhares ficaram desempregadas já na primeira semana do lockdown, ainda não tenho informações sobre o número exato do Brasil. Vai ser um período muito difícil e mais do que nunca dicas para economizar são bem vindas!
Dicas para economizar: como fazer uma reserva financeira?
Tenho uma amiga querida que muitas vezes pediu para eu escrever minhas dicas para economizar, pois ela acha que sei guardar dinheiro! heheh
Ok, sei guardar, mas não sei ganhar… Pelo menos já e alguma coisa!
Quando eu trabalhava como cirurgiã-dentista conseguia pagar minhas contas e sempre viajava para algum lugar. Tentava fazer uma viagem internacional sempre que conseguia economizar dinheiro e fiz isso algumas vezes antes de vir morar na Europa. Ou seja, eu me organizava nas contas.
Sei que agora o foco não serão viagens, mas contarei como eu economizava dinheiro com o objetivo de viajar e vocês poderão usar isso para qualquer outro objetivo a partir de agora. Seja pagar as contas mensais, seja comprar algo que vocês querem muito: pode ser uma casa, carro, cirurgia estética, viagem, curso profissionalizante, enfim pode ser milhares de coisas, até mesmo viajar quando isso tudo acabar!
Sempre fui organizada com as contas e consegui economizar?
Claro que não! Já gastei muito mais do que ganhava, achando que daria conta. Errado, essa desorganização me fez usar o limite do cheque especial e gastar mais do que devia no cartão. Minha gerente ligou pedindo para eu “achar” grana mesmo que fosse em cima das árvores.
Eu não era rica e trabalhava muito para “sobreviver”, como não tinha um salário fixo, era profissional liberal, tinha altos e baixos dentro do próprio mês. Então, sempre tive que planejar muito e economizar para não faltar dinheiro para as contas. Quando não fiz um planejamento correto, tive que pedir emprestado dinheiro para um casal de amigos e até para um ex namorado. Sim, já era ex namorado! Horrível? Sim,muito! Mas serviu de lição para não cometer tantos erros, era mais nova e fazia as coisas no impulso sem planejamento…
Fiquei nessa situação duas vezes: Na primeira, fiz um curso de pós graduação caríssimo, para mim na época e achei que daria conta de economizar e pagar, mas não dei. Na outra, viajei e comprei milhares de coisas achando que era rica! Óbvio que não era!
Foram minhas piores situações financeiras na vida, mas graças a Deus tive ajuda de pessoas maravilhosas, do bem, e consegui superar na época.
Exemplos práticos de como economizar:
Colocarei exemplos práticos de como economizar em coisas simples, que para mim super funciona para atingir meus objetivos e realizar meus sonhos. Ah, isso é super importante, sempre temos que ter um projeto, um sonho para realizar… Pois senão, para que economizar? Qual o sentido de trabalhar se não para realizar algo que queremos muito? Primeira dica: tenha um objetivo, isso vai te dar mais motivação para economizar!
Vamos às próximas?
Anotar todos os gastos para ter um controle de suas finanças
Uma forma de economizar é usar um app para colocar os gastos que tem com tudo: supermercado, saídas, besteiras… e assim ir acompanhando o que são gastos obrigatórios e o que podem ser eliminados. Quem prefere colocar num papel os gastos, por exemplo, em saídas, coloque em um lugar que você pode visualizar o tempo todo, como grudado na geladeira. Isso também ajuda! Ou a tradicional agenda de papel, mas precisa estar tudo numa mesma página, ok? Assim você não perde nada!
Uma coisa essencial é não parcelar compras em cartão de crédito, por favor! Tenha um limite baixíssimo para não correr o risco de gastar muito!
Lembrem-se que a parcela pode ser de R$20, mas se você fizer centenas de compras quando for somar tudo levará um susto ao perceber que suas contas viraram uma bola de neve gigante que voce nao dava mais conta!
Se tem o dinheiro compra, se não tem espera, economiza e compra! Não vai morrer se esperar um mês para ter aquele sapato lindo, ou aquela TV gigante. E, se não se aguentar, (ok, somos humanos) pague tudo antes de comprar outra coisa.
Ter um projeto para economizar dinheiro
Eu, por exemplo, quando me formei, fui trabalhar numa cidade pequena num sindicato rural e prefeitura. Não tinha nada além de meu diploma e roupas. Fui economizando e após um ano comprei meu primeiro carro, dei entrada e parcelei o restante em 12 x.
Após vieram outros projetos como apartamento e a minha própria clínica.
Tenho uma amiga, alguns anos mais velha que eu, que ainda não tinha carro. Ensinei ela a economizar para conseguir comprar. A mesma gastava uma fortuna todos os meses em várias lojas da cidade, tinha conta em todas e quando recebia o salário deixava tudo nas lojas! Ela não tinha outro gasto pois morava com os pais, ou seja: não gastava nada com moradia e alimentação. Ponto para ela que conseguiu ir parando aos poucos com a compra de roupas e calçados e conseguiu comprar seu carrinho!
Se você colocar vários objetivos em sua vida, com certeza cada vez que for comprar algo pensará se vale a pena…Por exemplo, quando se tem como objetivo viajar, você começará a pensar na sua economia em dólares ou euros. Se tal blusa custa 50 dólares, o que fazer? Hummm melhor comprar dólares..
Fugir de dívidas
Esse é o principal para economizar, pois se você tiver dúvidas significa que estará pagando juros altíssimos no cartão ou em financiamentos.
Claro, se forem compras maiores como casa própria, isso é necessário. Mas tentem não comprar além das possibilidades. Gastar menos do que ganha é o lema que todos os economistas ensinam para guardar dinheiro
Comprar coisas novas ou velhas?
Depende do produto e qualidade do mesmo.
Já comprei vários carros em minha vida e somente o primeiro foi zero KM. Adivinha com qual fui guinchada 3 vezes??? Sim, com meu primeiro carro. Meu pai, muito preocupado comigo, pois eu morava numa cidade próxima à Florianópolis e precisava dirigir todo final de semana, pediu para que eu comprasse um carro novo.
Fiz e ele veio com um defeito de fábrica. Imagina a cena, eu pela cidade num guincho varias vezes??? Affff, depois disso troquei de carro e, como já sabia que só no fato de tirar o carro da concessionária ele tem uma desvalorização de quase 30%, aprendi a não perder dinheiro com carros. Mais caro nem sempre é melhor! Mas… olhem abaixo:
Comprar roupas e calçados baratos ou caros?
Toda vez que ia comprar roupas baratas minha irmã brigava comigo e mandava comprar roupas de melhor qualidade. Com isso, fui aprendendo, hoje tenho boas peças. Claro que não são caríssimas, mas são de tão boa qualidade que tem milhares de anos. Sabe aquelas roupas que por não serem de balaio continuam iguais após várias lavagens? As peças baratas são uma enganação pois você usará poucas vezes e logo será necessário trocar pois estarão acabadas. Ou seja, claro que não estou falando para comprar roupas de luxo, mas investir em qualidade te ajuda a economizar na necessidade de roupas novas toda hora. Uma excelente opção para conseguir peças legais por um preço bacana são peças de “segunda mão”….
Brechó ou Second Hand
Aqui na Europa está muito em alta o conceito de não comprar coisas novas para salvar o planeta…Ai cada um decide se acha legal comprar coisas em brechós, usar coisas de second hand, como falam.
Eu adoro e sempre ganhei roupas de primas e amigas, ficava muitooo feliz! Não vejo problema com isso. Por outro lado, tenho uma grande amiga que jamais usaria qualquer coisa de segunda mão pois diz que a energia da primeira dona estará na peça e para ela não funciona. Respeito, é claro, mas se você quiser economizar muitas vezes encontrará coisas lindíssimas, praticamente novas, e por um preço absurdamente inferior de uma nova.
Importante:
Na hora que você for comprar uma roupa, a primeira pergunta que você tem que fazer é se realmente precisa daquilo…Se aquilo vai te deixar mais feliz mesmo ou se será uma felicidade passageira e logo após virá o arrependimento. Se você está triste ou entediado por algum motivo e acha que esse gesto vai resolver sua vida, pense bem!
Para saber melhor a diferença entre empolgação e necessidade é só ir para casa, deixar para comprar no dia seguinte. Se você realmente quer a tal coisa você voltará. Mas, por experiência própria, mais de 80% das vezes você desistir da compra se fizer isso que falei.
Pense que se você gasta R$300,00 reais com roupas por mês, no final do ano são 3 mil.
Falei com várias pessoas e geralmente o gasto é muitooooo maior do que que isso, imaginem quanta coisa legal dá pra fazer!
Economizar no supermercado
Compras de comida e produtos de limpeza em supermercado são um caso a parte pois são necessidade básica, mas darei um exemplo prático de como economizar: minha enteada tem 15 anos e nunca foi ensinada a economizar, ela não tem esse conceito na cabeça.
Se ela for ao supermercado comprar batatas, por exemplo, e tiverem diversas opções com a mesma qualidade mas de várias marcas diferentes, ela jamais olhará o preço. Vai pegar o primeiro saco que aparecer, sem pesquisar. O pai dela também era assim quando o conheci, ele não sabia preço de nada e jamais economizou. Mas, com várias vezes indo juntos no mercado (e eu dando meus berros de latina) ele entendeu a importância de avaliar a qualidade do produto sim, mas também pesquisar os preços. Agora espero que ele passe esse conceito para as duas filhas!
Você deve estar se perguntando porque eu não começo em casa a ensinar esse conceito. É simples, sou madrasta. Lembrem-se disso e entenderão que ser mãe postiça não é muito fácil pois os valores nem sempre são iguais ou parecidos nos diferentes núcleos familiares.
Promoções
Tenho uma amiga, muito pão dura, que quando vai ao supermercado e tem uma promoção de peixe, por exemplo, na casa dela eles comerao peixe a semana toda pois foi a forma dela economizar com supermercado. Ta errada? Não, se for peixe, que é um alimento saudável, o conceito está corretíssimo. Ela realmente sabe como economizar.
Só não vale economizar comendo só macarrão instantâneo e depois gastar horrores com saúde, ok?
Quando for ao supermercado pesquise um pouco mais os precos e compre uma besteira a menos por ida ao mercado! Você verá como economizando 10% por vez, um pouquinho que seja, fará uma enorme diferença em um ano, por exemplo.
Restaurantes e Bares
Outra coisa que gastamos muito é sair para jantar ou balada, você já colocou no papel o quanto gasta nisso?
“Ahhh mas que saco isso! Não posso mais sair?” Claro que pode, mas com economia. Por exemplo, se você sai todos os finais de semana para pelo menos um jantar, some o quanto custa isso no final do mês….Agora multiplica isso por 12 e você com certeza terá uma passagem para algum lugar, nacional ou até internacional, dependendo do tipo de restaurante que você frequenta! Ou, poderá dar entrada em algo que você queira muito, guardar para dar entrada num apartamento ou carro…
O que fazer, então? Corte a entrada e escolha um prato mais barato, divida a sobremesa…Assim você ficará mais saudável também, viu? hehehe
Com essas pequenas coisas você já vai economizar bastante.
Se forem saídas para bares, corte um drinque, uma cerveja ou um petisco cada vez que você sair . Vai quer o quanto você economiza!
Tenho amigas que bebem muito e confesso que nunca pude acompanhá-las pois, além de não gostar e não sentir prazer em beber muito, acho um desperdício! Elas bebem 4-5 drinques que considero caríssimos. Ok, se for lá de vez em quando, mas se for semanal, por exemplo, acho um absurdo desperdiçar tanto.
Aqui na Noruega é tudo muito caro, então não saímos tanto para restaurantes. Além de não achar a comida realmente boa, ainda paga-se um absurdo! Juro para vocês, é muitooooo caro, mesmo recebendo na moeda deles. Tive amigas brasileiras que fizeram um cruzeiro, passaram por aqui, e comiam somente as frutas do navio durante o dia pois se recusaram a pagar o preço das refeições! Temos condições de pagar, claro que sim, mas prefiro comer algo em casa do que sair e quase chorar quando chega a conta.
Salão de Beleza e Manicure
Os serviços como manicure e cabeleireiro aqui são caríssimos também…Essa é outra coisa que as mulheres, principalmente, se quiserem guardar um pouco de grana e economizar, devem aprender a fazer: a unha em casa. Somente ir para salão para fazer corte, luzes… Coisas mais complexas.
Calculando pelo preço que uma amiga gasta por mês, se ela fizer o pé e mão em casa por um ano ela economizaria R$2064. Bastante, né? Pense que em 5 anos você pode ter 10.320 reais para fazer ou comprar algo maior. Unhas eu faço, nesses 4 anos fui somente uma vez em manicure aqui na Noruega. Mas confesso que quando chego no Brasil fico com vontade de ser cuidada e procuro minha manicure! Às vezes merecemos uns mimos!
E você, qual sua dica para economizar?
Poderia ficar aqui “viajando” por muitas horas sobre como economizar, dando mais muitos exemplos práticos… Mas tentarei falar com um especialista no assunto para termos uma ajuda profissional num próximo artigo! E vocês, o que fazem? Já se endividaram? Como fizeram para resolver? Não deixem de contar nos comentários!!
Beijos da So! Vejo vocês na próxima viagem!