Olá amados, tudo bom? Como tem passado? Hoje contarei a vocês sobre minha segunda vez nessa cidade maravilhosa,que é Madri!
Em 2014 passei o réveillon em Madri e foi muito bom, mas foram poucos dias e estava muito frio para quem ainda morava no Brasil. Dessa vez foi diferente, porque estava quente na maioria dos dias. No último final de semana que passei na cidade pegamos temperaturas de mais de 40 graus!
Estávamos passeando após o jantar em Madri e a temperatura estava altíssima, mesmo sendo quase meia noite. Loucura, né?
Mas é um calor seco, não suamos como no Brasil, ou pelo menos como em Floripa, que quando a temperatura está alta ficamos totalmente molhados! Aqui não! Foi sufocante, mas não um calor agonizante como já peguei no Rio de Janeiro, no verão.
Na primeira viagem, conhecemos a maioria dos pontos turísticos obrigatórios quando se chega em Madri. Então, dessa vez, foi mais para passear sem rumo, sem hora marcada, parando onde nossos olhos encontravam cantos fantásticos, curtir os restaurantes…Na próxima sexta teremos o artigo sobre restaurantes que indicamos em Madri!
O que mais me surpreendeu nessa viagem a Madri?
A simpatia e educação dos espanhóis!
Eu fiquei encantada com eles, fomos super bem tratados em todos os lugares de Madri! As pessoas são muitooooo parecidas com os brasileiros no tratamento e carisma! Sempre pensei que somos parecidos com os portugueses, mas não, somos uma cópia dos espanhóis! Não estou dizendo que o povo de Portugal não é educado e simpático, mas eu acho eles mais fechados em comparação a nós ou aos espanhóis.
Mas, também não sei tanto sobre o povo de todo o país, pois só conheci Madri e o Sul da Espanha até agora, mas amei todos por enquanto.
Outra coisa que chama muita atenção é a roupa dos moradores de Madri. Estão sempre super arrumados com roupas lindas e chiques, pelo menos foi o que reparei dessa vez. Pensa nas senhorinhas e senhorzinhos bem vestidos! Fiquei encantada, pois na Noruega é o oposto disto! Lá ninguém se arruma, é muito difícil ver alguém arrumado a não ser que seja para ocasiões muito especiais, e olhe lá!
Como chegar em Madri?
Do aeroporto, você pode pegar o trem que custa 7,50 euros e é super limpo e rápido, cerca de 28 minutos.
Ou, você pode pegar um táxi que tem preço fixo de 30 euros. Caro? Sim, mas como estou acostumada com os táxis do aeroporto de Oslo, que fazem o preço que querem e cobram a noite mais de 120 euros, posso afirmar categoricamente que as autoridades espanholas foram perfeitas em tabelar essa viagem. Assim os viajantes não ficam reféns da máfia dos táxis, que tem em todos os lugares. Estava muito rápido mesmo de carro, mas acredito que era porque não tinha muitos turistas.
Onde nos hospedamos?
No Bairro Salamanca, um dos mais legais de Madri!
Ficamos num hotel perto da Porta de Alcalá que é uma das cinco antigas portas de entrada para Madri, ao lado da Casa Árabe, que é uma casa de exposições sobre a cultura árabe e um restaurante libanês.
O bairro é muito limpo e arborizado. Cheio de restaurantes maravilhosos e praticamente todas as grandes lojas do centro, que estão na Gran Via também estão nesse bairro.
Ou seja, se você já foi para Madri e passou os pontos turísticos, numa segunda vez, para fugir um pouco da bagunça, fique nesse bairro.
Pode buscar hotel na nossa rua que chama-se Alcalá, ou na rua Goya, que são ótimas localizações também.
O que visitamos em Madri?
Como estávamos hospedados ao lado do parque El Retiro caminhamos nele várias vezes. Pois, como tem muita sombra, era gostoso e evitávamos o sol na cabeça.
Alguns pontos:
Puerta de Alcala.
Museu Nacional do Prado
Palacio de Cibeles
Plaza Colon
Casa Árabe
Fomos caminhar nas ruas perto da Gran Via para passar em frente dos pontos turísticos que já havíamos visitado e entrado em Madri, como igrejas e museus. A arquitetura da cidade surpreende a cada rua, a cada momento ficamos boquiabertos com tamanha grandiosidade!
Ainda pegamos piscina no rooftop do nosso hotel, onde pudemos curtir a linda vista da cidade!
Bairro Universidad
Fomos a um bairro onde tem muitos restaurantes e bares. Chama-se Universidad. O que mais me impressionou não foi a comida, mas sim as ruas que tinham em vários lugares uma “ decoração”, digamos assim, um pouco esquisita! Como estávamos caminhando pode até ser que eu esteja enganada quanto ao nome do local.
Impressionante
Fui conhecer a loja, ou sei lá como chama o local, que vende os presuntos maravilhosos como o pata negra. A loja ganhou o prêmio no passado do “melhor jamón da Espanha”
Achei muitooooo legal, e fiquei maior tempo lá dentro. Olha que não comprei nadinha, só olhando e curtindo cada coisa que tinha lá para vender. Conhecer esse local foi uma experiência que recomendo em Madri!
Olha o que está escrito na placa: o preço é de 199 euros, cerca de 1257 reais. Caro, né?
Como se deslocar por Madri?
Eu amo caminhar, então essa é minha primeira sugestão, mas se não for seu caso, você pode usar táxi ou Uber, que tem preços acessíveis. Lembrando que só usei cartão o tempo todo para pagar os táxis, quando usei!
Dicas da So
1. Numa primeira viagem, vá “conhecer” os principais pontos turísticos da cidade. Lista abaixo. Para não estragar a viagem, não faça um itinerário gigante para cada dia! Você acabará somente se estressando e não curtindo para valer a cidade!
2. Numa segunda viagem, relaxe e simplesmente ande pela cidade sem rumo, sem planejar nada! Foi o que fizemos e foi maravilhoso!
3. Não vá para a cidade em julho ou agosto, e nem em dezembro ou janeiro. São meses quentes ou frios demais e você não conseguirá curtir.
Em janeiro deste ano nevou e fez tanto frio que parou a cidade, foi um caos pois Madri não está preparada como nas cidades dos países nórdicos, onde neva em grande quantidade de rotina no inverno.
4. Lembre-se de usar um calçado mega confortável para poder andar bastante.
5. Tenha cuidado com sua bolsa quando for para áreas muito turísticas. Não fiquei com medo em nenhum momento, mas ando sempre com minha bolsa pequena e grudada em frente ao meu corpo. Como já expliquei em vários artigos, eu tenho a cópia plastificada do meu passaporte e é ela que eu uso para passear. Meu passaporte “oficial” fica trancado no quarto do hotel. Nunca precisei dele em nenhuma viagem, e acredito ser mais seguro deixar ele no hotel do que correr o risco de perder ou alguém furtar ele.
Pontos turísticos
1. Parque del retiro
2. Gran Via, linda e imponente!
3. Puerta de Alcalá
4. Estádio do Real Madri
5. Museu do Prado
6. Palácio Real de Madri
7. Plaza Mayor
8. Bairro de Salamanca
9. Plaza de Cibeles
10.Palacio de Cibeles
11. Malasana
12. Catedral de Santa Maria la Real de Almudena.
Eu poderia colocar aqui uma lista de centenas de coisas para conhecer nessa cidade maravilhosa, mas isso você encontrará em qualquer site de viagens!
Eu tentei mostrar que existe vida além dos pontos turísticos tradicionais de Madri.
Gostaram do artigo? Tem dicas de Madri ou de outra cidade? Continuem enviando que vamos adicionar nos próximos artigos. Na próxima semana teremos os 10 restaurantes que indicamos na cidade!
Bjosss amados, fiquem bem e até o próximo artigo.
[…] Madri, a minha cidade dos sonhos! – Dicas de Viagens – (brazilianstravel.com) […]
[…] Madri, a minha cidade dos sonhos! – Dicas de Viagens – (brazilianstravel.com) […]