Amados tudo bom?
Sigam nosso Instagram e nossa página do Facebook pois assim que tivermos artigo novo no blog avisaremos vocês pelas nossas redes sociais!
Facebook– https://www.facebook.com/brazilianstravel1/
Instagram– https://www.instagram.com/brazilianstravel/
Dando continuidade à série sobre o planejamento de uma viagem, hoje falaremos mais sobre o aeroporto, curiosidades e o que você precisa saber para se orientar. Se você ainda não viu o primeiro, clique aqui e confira!
Tirei fotos de dentro do aeroporto e do avião porque em algumas aeronaves existem algumas informações importantes na tela!
Os aeroportos são o de Zurique, Frankfurt e Oslo.
A companhia aérea é a Swiss Air, mega limpinha e organizada.
Vamos lá!
Lembrem-se também de ler o artigo que fala sobre o 8 dicas para planejar sua primeira viagem internacional!
Primeiros passos: Documentos Solicitados no Aeroporto
Para iniciar nossa viagem, duas coisas são essenciais: A primeira delas é o documento de identificação que, obrigatoriamente, tem que ser o passaporte (para destino internacional), ou algum documento com foto (para voos domésticos, ou seja, nacionais). Isso já tem que estar separado com antecedência, pois sem ele não existe a possibilidade de você viajar.
A segunda é a passagem impressa ou o código dela, que conseguimos pelo app da empresa aérea pela qual você está viajando. Caso você não tenha nenhum dos dois em mãos quando chegar ao aeroporto, temos duas opções: ir nos guichês da Cia Aérea, onde você será atendido por uma pessoa, ou então ir direto às máquinas de autoatendimento.
Essas são as confirmações de check in adquiridas através dos apps das vias aéreas:
Controle e Segurança no Aeroporto
Ao chegar no aeroporto, você precisa encontrar um portão onde está escrito: saídas ou departures;
Após esses portões da foto acima é que está a segurança que, necessariamente, você vai precisar fazer ao passar pelo aeroporto.
Não existe viajar de avião sem passar pela segurança. Alguns aeroportos são tranquilos e em outros te mandam tirar até mesmo o calçado. Tem que já ir tirando casacos, echarpes e líquidos da bolsa antes de chegar a sua vez, assim não forma fila pois, se alguém resolver fazer tudo isso na hora, vai atrasar todo mundo. Se todos se organizarem será um processo mais rápido. Lembrem-se que líquidos devem estar em um saco plástico com 100 ml, no máximo, por favor.
Feita a segurança, se você estiver fazendo voo doméstico (nacional) não haverá polícia. Agora, se for viagem internacional você mostrará seu passaporte em um outro local.
Muito importante: Por favor, não tire fotos desse local (da polícia)! Num determinado aeroporto vi policiais darem a maior bronca numa moça que estava fazendo selfies perto dos guichês. Existem placas avisando da proibição. Para saber mais sobre a imigração, e como passar por ela sem problemas, clique aqui.
Painel e Portão de Embarque
Passando a segurança e/ou polícia, você precisa encontrar um painel igual ao da foto abaixo, com seu número do voo, cidade e portão do embarque.
Ótimo, agora vamos encontrar o portão do embarque.
Preste muita atenção porque às vezes temos mais de um voo para a mesma cidade com cias aéreas diferentes.
Exemplo: Na foto abaixo, como vocês podem ver sinalizado pelas flechas que coloquei, para às 19h05 min temos um voo para Amsterdã com a Norwegian, e às 19h15 min temos um voo para a mesma cidade com a KLM. Entenderam? Um voo era no portão D, e o ouro no E. Se você for para o portão errado, dependendo da distância entre eles, perderá seu voo.
Achou o portão? Sente e aguarde.
Mas precisa prestar atenção na mudança de portões. No Brasil, acontece bastante, principalmente em aeroportos grandes como o de Guarulhos, em São Paulo.
Qualquer informação sobre o voo estará nessas telas no seu portão de embarque, se tiver mudança ou atraso estará escrito nelas. Preste atenção!
Oieee amados!! Vejam essa maravilha de produtos de beleza!Eu amo maquiagem então sempre procuro novidades e promoções! Clique aquiHora de Decolar! Bon Voyage!
Ufaaa! Depois de todo esse planejamento, de passar por toda essa burocracia do aeroporto, estamos dentro do avião! Para aproveitar sua viagem, não esqueça de ler nosso artigo sobre como deixar seu voo mais confortável!
A partir de agora, as fotos são de dentro do avião da Swiss Air, uma das empresas mais organizadas e limpas das quais já voei.
Nesse voo, tinha a informação de onde desceríamos, qual terminal chegaríamos,onde tinham as conexões para outros voos e em qual esteira chegariam as bagagens.
A foto do aeroporto com os terminais, abaixo, facilita a vida das pessoas porque indica exatamente onde você deve ir ao desembarcar. Se eu estivesse indo para Miami, por exemplo, teria que ir para o portão E 56. Super organizado! Seguem as fotos.
Caso você não tenha as informações das telas acima, você sairá do avião e procurará a palavra saída, que estará escrita sempre em inglês (exit) e na língua do país o qual você está visitando. A mesma coisa para “bagagem” estará escrito em inglês (baggage claim) e na língua falada no país onde você está desembarcando!
Em algum momento, você fará o controle de passaporte de entrada na Europa, se esse for o primeiro aeroporto.
Então, você chegará num local cheio de esteiras e precisará buscar uma tela como a que aparece na foto para buscar em qual esteira sairá sua mala.
Por exemplo, eu estava viajando de Hamburgo, então minha bagagem (se eu tivesse despachado) estaria na esteira de número 15.
Todos os aeroportos são assim?
Vocês viram na foto de dentro do avião que aparecia até a esteira que estaria minha mala né?
Gente, mas a verdade é que pouquíssimos voos são tão organizados.
Eu estava chegando no aeroporto de Zurique, na Suíça, que é considerado um dos aeroportos mais organizados do mundo em termos de bagagem.
Acredito que tenha sido meu primeiro voo que já de dentro do avião eu sabia em qual esteira estaria minha mala. Não esperem essa organização no resto do mundo, ok?
Já perderam minha mala em Paris e Amsterdam inúmeras vezes. Eu chego em Oslo e quando a mala não chega, vão rastrear a mesma. Ela está perdida num dos dois aeroportos…
Para mim, que estou chegando em casa, tudo bem pois tenho minhas roupas em casa. Mas se você estiver passeando é desagradável, por isso a dica é sempre levar uma roupa e peças íntimas (para um dia, pelo menos) na bagagem de mão.
Tive um problema com a minha mala. O que fazer?
Caso sua mala não chegue, ou tenha sido danificada, procure o balcão de reclamações de bagagens, onde você irá comunicar o que aconteceu. Não saia de dentro do aeroporto sem fazer a reclamação, ok?
Dica importante:
Sempre fotografe sua mala antes da viagem. Assim, caso caso ela seja extraviada, vai ser fácil fazer a descrição. As atendentes adoram quando te perguntam qual é a marca e a cor da mala e você mostra a foto com tudo. Juro que já fiz isso varias vezes e fica mais eficiente para ambos os envolvidos na situação.
Muitoo cuidado com sua coisas! Preste atenção para não deixar a mala ou a bolsa em algum lugar, pelo fato que não estamos acostumados a andar com tantas coisas no dia dia. Sei de um caso de um amigo que estava com a mala e pasta de trabalho e deixou a última abandonada com até mesmo o laptop dentro. Ainda bem que ninguém se interessou e levou embora, quando ele voltou continuava bonitinho no lugar.
Ufa, acabou!
Agora pode sair de dentro do aeroporto!
Já sabe qual meio de transporte usará para chegar onde precisa?
Táxi? Trem? Uber? Se tem dúvidas sobre isso, dê uma lida nesse artigo!
Você também sempre pode contar com o serviço de informações – Information – do aeroporto.
Caso você queira passear e conhecer a cidade que você está (porque tem conexão com outra cidade ou país) você pode deixar sua bagagem
em armários (lockers) ou em locais próprios para isso (left luggage).
Lembre-se, se for um voo de conexão e você sair do aeroporto para entrar precisará fazer segurança novamente, então reserve tempo para isso e nada de comprar líquidos com mais de 100 ml pois os mesmos não passarão, ok?
E você? Tem alguma dica para compartilhar com a gente?
Muitos detalhes, não é mesmo? Para quem está viajando pela primeira vez então, precisa de muuuuuito planejamento e organização para não esquecer de nada e não dar nada errado! Por isso que é ótimo compartilharmos experiências, não é mesmo? Assim, aprendemos um com o outro! Tem alguma dica de aeroporto que eu ainda não sei? Compartilhe comigo e com os leitores do BT!
Beijos da So! Vejo vocês na nossa próxima viagem!